A Secretaria de Saúde alerta a população para a importância de acompanhar a agenda de imunizações do município contra a covid-19. Nesta semana;* mais de 500 pessoas participaram do “Dia D – para faltosos”;* muitos deles eram idosos que não tomaram nem uma dose da vacina.
De acordo com a diretora de departamento de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* a Prefeitura de Tupã reservou este dia porque muitos portadores de comorbidades não conseguiram relatório médico atestando a patologia a tempo;* outros estavam se recuperando da Covid-19;* e precisavam aguardar recuperação completa para serem imunizados.
“Há ainda os casos de pessoas que alegaram não saber da convocação;* prejudicando o andamento da campanha e reduzindo a cobertura vacinal. Pedimos que todos;* independentemente da idade;* acompanhem os calendários municipais até mesmo para manter os amigos e familiares informados”;* comentou Joselaine.
Os cronogramas de imunização são impostos pelo governo do estado de São Paulo;* e a prefeitura tem autonomia apenas para definir ao longo das semanas a distribuição dos grupos aptos à vacina;* além disso;* fica responsável pela divulgação das datas através dos meios de comunicação;* como rádios;* jornal impresso;* sites e redes sociais.
Para o secretário de Saúde;* dr. Miguel Ângelo de Marchi;* a internet facilitou a disseminação de informações. “A maioria das pessoas tem acesso à internet;* mas aqueles que não tem também podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde ou com as unidades básicas para tirar dúvidas”.
VACINAÇÃO
O drive-thru de vacinação contra a covid-19 continua atendendo de segunda a sexta-feira;* das 8h às 16h. Quarta-feira (26);* pessoas de 45 e 46 anos portadoras de doenças crônicas ou cardiovasculares podem receber a primeira dose da Oxford mediante apresentação do RG;* CPF e de relatório médio atestando a comorbidade. Na mesma data;* também serão atendidos portadores de deficiência permanente de 45 e 46 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Na sexta-feira (28);* será a vez dos idosos de 82;* 83 e 84 anos concluírem o esquema vacinal;* desde que tenham recebido a primeira dose da Oxford há no mínimo 90 dias. Semana que vem (31);* os idosos de 80 e 81 anos que precisam receber a segunda dose também serão vacinados se apresentarem o comprovante de recebimento da primeira dose.
Tupã