Municípios da Diretoria de Ensino de Tupã prorrogam em 60 dias o retorno às aulas presenciais

Educação - Terça-feira, 13 de Julho de 2021


Municípios da Diretoria de Ensino de Tupã prorrogam em 60 dias o retorno às aulas presenciais

Dez cidades da Diretoria de Ensino de Tupã definiram em conjunto prorrogar em 60 dias a retomada das aulas presenciais na Rede Pública de Educação em relação à data estabelecida pelo Governo do Estado de São Paulo. Decretos municipais terão como base o intervalo de tempo necessário para que os profissionais de educação atinjam a resposta imune adequada para a prevenção da doença.

As primeiras turmas a retornarem serão de Nível Superior. As instituições públicas que ainda não tiveram autorização para volta;* como no caso dos cursos da área da saúde;* poderão oferecer aulas presenciais a partir de 1º de setembro.

Os ensinos Infantil (4 e 5 anos);* Fundamental (1º ao 9º ano);* Médio e Técnico têm retomada controlada marcada para 8 de outubro. “Os profissionais de educação só serão considerados imunizados em 1º de outubro;* por conta disso decidimos retornar apenas no 4º bimestre;* até lá;* a modalidade remota será mantida”;* declarou o prefeito Caio Aoqui.

As crianças de 0 a 3 anos poderão ir para as creches apenas em janeiro de 2022. De acordo com o prefeito;* este grupo deve aguardar mais tempo;* pois o distanciamento entre os profissionais e as crianças é menor;* uma vez que esta faixa-etária demanda maior contato físico.

As datas definidas para cada nível educacional foram apresentadas em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (12);* que teve a participação dos prefeitos Manoel Rosa;* de Bastos; Carlos Alberto;* de Iacri; Rodrigo;* de Queiroz; Paulinho;* de Herculândia; Gilmar;* de Parapuã; e Marcelo Pecchio;* de Quatá. As normas também serão seguidas por Arco-íris;* Quintana e Rinópolis.

O prefeito Manoel Rosa afirmou que a preservação da vida foi determinante para decidir o melhor momento para o retorno à normalidade. “Aferição de temperatura;* tapetes de esterilização;* distanciamento;* uso de máscara e outros protocolos que surgirem também deverão ser adotados. As escolas estarão prontas para acolher os alunos”;* explicou o prefeito.

Segundo o prefeito Marcelo de Souza Pecchio as prefeituras priorizaram a vacinação e optaram por adiar a volta de agosto para setembro. “Tomamos essa decisão seguindo a ciência;* numa troca de conhecimento entre as áreas da Saúde e da Educação;* ouvindo todos os envolvidos;* e aderindo a medidas que sejam viáveis para todas as prefeituras”.

Os municípios de João Ramalho e Rancharia farão novas reuniões com os comitês de enfrentamento à covid-19 para decidir se irão aderir ao planejamento coletivo. Em Tupã;* a decisão foi acatada após reuniões entre as Secretarias de Saúde e Educação;* sindicatos e conselhos municipais.

Segundo o secretário de Educação;* professor Valdir Berti;* os pais ainda terão autonomia para decidir se as enviarão ou não os estudantes para as escolas. “O ensino híbrido será mantido;* e iremos definir protocolos sanitários rígidos para que a segurança seja mantida”;* e completou dizendo que um novo decreto será criado para a Rede Privada.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã