Hamam ainda entregou aos municípios o caderno para diagnóstico do programa
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social;* Rogerio Hamam;* esteve presente em Tupã;* na última sexta-feira;* 22;* para entregar aos 38 municípios da região de Tupã;* o caderno de orientação para diagnóstico do Selo Amigo do Idoso. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Educação Integrado.
Na oportunidade;* o secretário Hamam e o prefeito Manoel Gaspar assinaram o convênio para implantação do Centro Novo Dia no município de Tupã. Hamam explicou que o Centro é um equipamento de socialização voltado para a população da terceira idade. “A pessoa idosa que passa o dia sozinha em casa;* por exemplo;* pode ficar durante o período da manhã e tarde no Novo Dia. Isso permite que o idoso tenha atividades constantes;* evitando situações de tristeza e depressão”;* acrescentou.
Sobre o programa;* Hamam destacou que o Amigo do Idoso inovou em relação ao atendimento à terceira idade. “Ele oferece soluções e alternativas para o atendimento ao idoso. O selo vem para preparar as cidades à realidade;* já que estudos apontam que o número de idosos já superou o de crianças. Por isso também criamos o “Seu Imposto Amigo do Idoso;* que é um fundo Municipal e Estadual;* onde a pessoa física pode doar 1% do seu imposto de renda e a pessoa jurídica pode doar até 6% para os fundos”;* explicou.
Em sua fala;* o prefeito Manoel Gaspar agradeceu a vinda do secretário ao interior e ressaltou que é preciso oferecer todos os meios para garantir a qualidade de vida aos idosos. “Nós temos uma preocupação social muito grande;* queremos que nossos as pessoas da terceira idade vivam bem e que seja investido cada vez mais na rede de atendimento as pessoas da melhor idade.” Nesse sentido;* a vereadora Telma Tulim;* que estava representando a Câmara dos Vereadores;* salientou que o programa busca a valorização da questão do idoso.
A secretária de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* destacou que Tupã oferece vários meios para a qualidade de vida dos idosos do município. “Tupã é uma cidade privilegiada;* temos o Recanto do Idoso;* para acolher o idoso que não tem com quem morar;* estamos terminando a construção da Vila da Dignidade;* estamos com o projeto já pronto para o Centro Novo Dia;* na qual foi assinado o convênio hoje. E temos também as duas redes de abrigo;* a associação da Assembleia de Deus e a Casa dos Velhos;* e ainda o Conselho Municipal do Idoso;* mostrando o quanto nossa cidade tem olhado para a pessoa da terceira idade. Acredito que talvez seja por isso que o secretário tenha escolhido Tupã como ponto de referência e para nós é muito gratificante”;* disse.
A presidente do Conselho Estadual do Idoso;* Marly Cortez;* que estava presente;* frisou que é a primeira vez no mundo em que um Estado tenta desenvolver com todos os municípios uma ação conjunta em prol do idoso. “O “Amigo do Idoso” é um diagnóstico para verificar como anda a questão da política do idoso nos municípios;* são vários critérios para identificar se ele está tendo um envelhecimento saudável”;* afirmou.
Além do prefeito de Tupã;* Manoel Gaspar;* estiveram presentes representantes dos municípios de Álvaro Carvalho;* Alvilândia;* Arco-Íris;* Assis;* Bastos;* Borá;* Campos Novos Paulistas;* Cândido Mota;* Cruzália;* Echaporã;* Fernão;* Florínia;* Gália;* Garça;* Herculândia;* Iacri;* Ibirarema;* Júlio Mesquita;* Lupércio;* Lutécia;* Maracaí;* Marília;* Ocauçu;* Oriente;* Oscar Bressane;* Quatá;* Queiroz;* Quintana;* Rinópolis;* Tarumã e Vera Cruz.
Prefeitura da Estância Turística
Tupã