"
O prazo de inscrição para o Bolsa do Povo Educação;* programa de auxílio temporário fornecido pelo Governo do Estado de São Paulo para familiares de estudantes da rede estadual;* se encerra neste sábado (31).
Nas escolas jurisdicionadas à Diretoria de Ensino de Tupã;* até 108 pais ou responsáveis poderão ser beneficiados com R$500 por mês. As vagas são divididas entre as cidades de Tupã;* Arco-Íris;* Bastos;* Herculândia;* Iacri;* João Ramalho;* Parapuã;* Quatá;* Queiroz;* Quintana;* Rancharia e Rinópolis.
Para se candidatar;* o representante do aluno deve estar desempregado há pelo menos um trimestre;* e apresentar a documentação obrigatória no site www.bolsadopovo.sp.gov.br.
De acordo com a responsável pelo Programa na Diretoria Regional de Ensino de Tupã;* Nair Leôncio Porfírio;* as convocações serão limitadas a uma pessoa por família. “Todas as escolas públicas estaduais têm duas vagas fixas para atuação de beneficiários. A quantidade de pais ou responsáveis aumenta conforme a quantidade de matriculados na instituição”;* explicou.
Os interessados podem indicar até três escolas próximas de sua casa para atuar na busca ativa por estudantes;* no acompanhamento dos protocolos sanitários para retorno às aulas presenciais;* cumprindo quatro horas diárias de trabalho por até seis meses;* podendo ser prorrogado até o final de 2022.
Segundo o secretário de Educação de Tupã;* professor Valdir Berti;* se não houver prorrogação nas inscrições;* os selecionados serão convocados para a segunda etapa em agosto. “Uma comissão escolar fará a avaliação do perfil dos inscritos conforme a quantidade de vagas por unidade e então fará entrevistas presenciais com todos eles”.
O prefeito de Tupã;* Caio Aoqui;* ressaltou a importância dessa ação de apoio financeiro para mitigar os impactos da pandemia da covid-19. “Um dos critérios da seleção é a situação de pobreza extrema;* ou famílias com renda mensal ‘per capita’ de até R$ 178. Os cadastrados no CadÚnico;* mães e pessoas mais velhas também tem prioridade”;* informou.
"Tupã