A 35º edição do Projeto Quinta com Arte, desenvolvido pela Prefeitura de Tupã, através da Secretaria de Cultura, traz para toda população a apresentação artística do Grupo de Dança Cultural Raízes da 3ª idade da UNAT. A programação ainda traz o já tradicional Bailão do NATI, a música ambiente com o músico e DJ Fabio Negrão e DJ Pezão, a tradicional Feira de artesanatos, desenhos e caricaturas diversificadas com Jessé Vasconcelos, a oficina de bordado da dona Maria da Luz, o Trem da Alegria vindo do município de Bastos, no valor de R$ 5,00, brinquedos infláveis para as crianças e ainda várias ações referentes ao Dia D de combate a Dengue desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Cultura.
Para o Secretário de Cultura, Charles dos Passos, o tupãense já acostumado com o Projeto Quinta com Arte, pode desfrutar de um belíssimo espetáculo cultural que já se apresentou em vários pontos da Praça da Bandeira. “Fechando com chave de ouro a quinta-feira da família e dos artistas de Tupã”, comentou Charles.
Outro grande apoiador e incentivador da Cultura Municipal, que esteve presente na edição anterior do evento, foi o vereador Luís Carlos Sanches. Na oportunidade, ele destacou a qualidade dos trabalhos artesanais oferecidos na feira. “É muito bom poder ver o capricho e a qualidade dos produtos oferecidos no Quinta com Arte, saber que Tupã é um verdadeiro armazém de artistas e observar que a população já tomou por tradição este espaço da Praça, ver as famílias desfrutando do que Tupã tem de melhor e comemorar de forma ativa uma data tão importante como foi feito no Dia da Consciência Negra, por exemplo, e aproveitar o espaço para a fomentação da cultura e da arte como um todo”, afirmou.
O prefeito Manoel Gaspar e o vice-prefeito, Thiago Santos, apoiam o evento e conforme Gaspar é gratificante proporcionar aos munícipes, um Projeto que agrega tantos valores e resgata a arte e a cultura municipal. “É uma ótima opção de lazer para toda a família. O Projeto se tornou tradição para o município e é um sucesso revitalizando valores, como a valorização da Praça, o passeio em família e a oportunidade de mostrar a cidade o que Tupã tem de melhor em arte e cultura”, concluiu.
Já para Thiago Santos, é muito bom ver o crescimento do Quinta com Arte. “Notamos que a população já aderiu a este espaço público que, com a implantação do Projeto, tomou novos ares e tornou o passeio familiar tradicional e permitindo um local onde os trabalhos dos artesãos e artistas tem seu lugar garantido para a apreciação da comunidade e turistas que estejam de passagem por nossa cidade ou para todos aqueles que querem desfrutar de uma noite cultural e agradável”, disse.
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Na semana passada, 21 de Novembro, a programação do Quinta com Arte especial em comemoração ao dia da Consciência Negra, comemorado em todo o Brasil, atraiu um grande número de pessoas na Praça da Bandeira. A população foi prestigiar o artesanato, as oficinas e os shows que a programação trouxe.
Com apresentações de capoeira, roda de Samba, desfile da beleza negra e dança, a comemoração foi mais uma oportunidade de reflexão da contribuição dos negros a cultura nacional.
Além disso, os participantes puderam assistir uma apresentação do Projeto Bichos do Mato, que foi feita pelos alunos do Projeto Crescer Escola de Segundo Turno, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação.
Tupã