Rede de Apoio debaterá atendimento às mulheres vítimas de violência

Saúde - Quarta-feira, 25 de Agosto de 2021


Rede de Apoio debaterá atendimento às mulheres vítimas de violência

A Rede de Proteção e Apoio à Mulher Vítima de Violência de Tupã fará uma reunião nesta quinta-feira (26) para consolidar as estratégias acolhimento;* orientação e fortalecimento das vítimas de violência doméstica;* como parte das ações em alusão ao Agosto Lilás.

Os serviços da Rede incluem uma equipe especializada em atendimento às vítimas de agressão física;* psicológica;* financeira ou moral. “Assistentes sociais e psicólogos promovem o encorajamento dessas mulheres;* e muitas vezes o encaminhamento para a Delegacia de Defesa da Mulher ou para outros órgãos;* conforme as particularidades de cada vítima”;* explicou a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS);* Jaqueline Vieira.

Há casos em que o encaminhamento começa nas Unidades de Saúde;* no Conselho Tutelar ou diretamente pelo CREAS;* por isso é essencial que todos os membros da Rede estejam habilitados a prestar o primeiro atendimento o melhor possível;* visto que;* a violência contra as mulheres é um problema de segurança;* social e de saúde pública.

Para construir as estratégias comuns de acompanhamento e direcionamento a delegada de polícia Civil;* responsável pela DDM de Tupã;* dra. Cristiane Braga;* fará uma explanação sobre a importância do pronto atendimento da Rede.

De acordo com a secretária de Assistência Social;* Patrícia Fernandes representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher também foram convidados por terem em sua composição membros da sociedade civil;* e serem responsáveis pela elaboração de políticas públicas.

“O objetivo dessa reunião é debater o que tem sido feito em prol dessas mulheres vítimas de violência doméstica para repensarmos como podemos apoiá-las nesse primeiro momento. Pois;* romper o ciclo de agressão depende delas e demanda inclusive que a população tenha consciência da importância do amparo e da denúncia”.

Patrícia finalizou dizendo que uma proposta de campanha para participação da comunidade também será apresentada. A Rede Girassol propõe transformar toda a comunidade tupãense em um agente de proteção às mulheres;* trazendo como símbolo o girassol;* flor que simboliza o acolhimento mútuo.

O encontro da rede será às 8h30 no Anfiteatro do IFSP. Todos os protocolos para prevenção a Covid-19 deverão ser respeitados.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã