Dependência dos fornecedores e pedido para instalação de energia elétrica por parte dos consumidores atrasam atendimento
O prefeito Manoel Gaspar recebeu ontem em seu gabinete;* o gerente da EEVP;* Marco Braga para tratar de algumas questões em relação ao fornecimento de energia para a população;* especialmente os empreendedores que estão abrindo seu empreendimento em Tupã. O chefe do executivo disse que a Prefeitura da Estância Turística de Tupã tem recebido muitas reclamações porque a empresa está atrasando na instalação de energia elétrica. “Muitas empresas precisam ampliar sua carga de energia para que possam produzir mais e expandir”.
Mediante reclamações por parte dos consumidores;* o prefeito Manoel Gaspar esteve conservando com Braga que pode explicar esta questão quanto ao fornecimento de energia. “Eu chamei o Marcos aqui;* para que ele explicasse o que está realmente acontecendo devido ao aumento destas reclamações;* destas solicitações por parte destas empresas aqui reclamando para nós”. Na oportunidade;* Gaspar inicialmente tomou ciência de que a empresa sobre uma intervenção por parte do governo federal e numa recuperação judicial. “Estou ouvindo ele para que ela possa resolver este assunto da melhor maneira possível”.
Gaspar frisou durante o encontro que a resolução desta questão é estratégica;* pois o fornecimento de energia é vital para o crescimento das empresas e industriais de Tupã. “Nós como prefeito;* preocupado com tudo que está acontecendo na cidade. “Gostaria que a imprensa soubesse destes fatos para que tivessem uma resposta da distribuidora de energia elétrica”. Na oportunidade;* acrescentou que a automatização das empresas é grande e a tendência é que cada vez mais eles usem esta tecnologia na produção. “Qualquer empresa hoje precisa de energia para introduzir novos equipamentos;* principalmente na área industrial. Se você quer competir no mercado você tem que ter uma ferramenta de competição”.
Braga disse que a empresa do vale do Paranapanema anteriormente tinha somente uma tomada de corrente de 138 mil voltes. Ela fez um investimento;* hoje nós temos duas correntes de 138 mil voltes. “Anteriormente nós tínhamos um seriíssimo problema de queda de tensão. Oje está Hoje
Hoje está praticamente equacionado este problema porque houve uma divisão de cargas de Florida Paulista até aqui em Tupã. Fora isso;* no ano de 2012 e 2011 foi feito mais um investimento na aquisição de um autotrafo. Nós tivemos um de 32 MVA que hoje está com 60% da sua capacidade. Foi adquirido um novo transformador de 32 MVA. Ou seja;* a cidade de Tupã pode crescer o dobro do que ela é hoje que ainda teremos energia elétrica suficiente para atender todas as empresas que desejam instalar em nosso município”.
Esclarecimentos
Quanto às reclamações na demora no atendimento de novas cargas;* principalmente no caso dos maiores empresários e empreendedores Braga explicou que se deve ao fato de que as pessoas acabam se esquecendo de fazer a solicitação em tempo hábil. Toda resolução trabalha com base a Resolução 414 que diz que a distribuidora a partir do momento do aceite do interessado;* havendo custo ou não;* ele tem que dar um aceite;* ela tem 45 dias para iniciar a obra e 180 dias para concluir. “Para a distribuidora não há interesse algum em ficar protelando a execução da obra;* mesmo porque nosso negocio é a venda da energia elétrica é o bem estar;* a fomentação do município e queremos claro que o município se desenvolva cada vez mais e fomente cada vez mais o nosso ramo que é distribuição de energia elétrica”.
Na oportunidade;* Braga frisou que há diversos fatores que acabam por influenciar este processo. Anteriormente as distribuidoras poderiam ter em seus estoques;* transformadores;* postes;* cabos e hoje a ANEEL não permite isto. Então nós temos em nosso estoque apenas os transformadores;* cabos;* posteamento todos os materiais;* para que;* para regime de contingência. Por exemplo;* uma caminhonete bateu no poste na Rua Anita Costa. É uma contingencia. Vai ter que trocar o poste. Para isto;* temos o poste no estoque. Agora para as obras;* depende do que;* da necessidade de cada obra;* o tipo de poste;* a potência do transformador;* se vai ter que fazer extensão de rede de alta tensão;* ou é só a troca de transformador para atender as novas demandas;* as novas cargas.
Na sua explicação;* Braga também disse há uma dependência em relação aos fornecedores da EEVP. “Talvez a demora seja devido mais aos fornecedores. Então;* fica mais como alerta que o prefeito Manoel Gaspar chamarmos aqui para esta conversa;* este esclarecimento;* para que os empreendedores da cidade e região para que nós procurem. Logo no inicio da sua obra;* de seu empreendimento que eles já nos procurem porque quando ele concluir a obra dele;* a energia vai estar ligada. Por isso;* que nós temos que trabalhar em forma de parceria;* porque energia elétrica não é simplesmente chegar ao lugar e instalar um fio. Tem que fazer um estudo de técnica;* tem que haver a necessidade de reforço de rede e outros fatores.
NA oportunidade;* Braga falou sobre a intervenção federal do grupo rede. “Estamos sim;* sobre intervenção federal desde o mês de Agosto do ano passado só que o processo não está sofrendo nenhum tipo de descontinuidade;* ou melhor;* o interventor exige ocorra o mais rápido possível;* ou que nós não tenhamos e superemos e melhoramos nossa qualidade de fornecimento de energia elétrica que é o atendimento de novas cargas. Braga ressaltou que está a disposição para esclarecimentos técnicos aos consumidores. “Nós procure porque não queremos que os consumidores;* os empresários fiquem sem energia para desenvolver seu empreendimento na cidade”. Disse que a empresa está de portas abertas;* seja pessoalmente ou através do Call Center 0800 70 10 327.
Prefeitura da Estância Turística
Tupã