Os idosos da Vila Dignidade tiveram uma festa de aniversário coletiva para comemorar mais um ano de vida dos nascidos no mês de setembro. A celebração foi possível em virtude da redução na taxa de transmissibilidade do Sars-Cov-2, e seguiu todos os protocolos de segurança e prevenção contra a covid-19.
A confraternização, realizada na última quinta-feira (23), teve participação restrita aos moradores da Vila Dignidade, e contou com a participação da Assistente Social, Adriana Lima, e da secretária da SEMAS, Patrícia Fernandes.
Conforme Patrícia, a festividade marca a retomada gradativa das atividades de promoção da socialização depois de 18 meses de pandemia. “É muito importante estimular os sonhos e a promoção de metas para o futuro em pessoas da terceira idade. As dificuldades impostas pela idade avançada foram agravadas pelo temor causado pelo coronavírus, e isso precisa ser trabalhado de forma socioassistencial, trazendo o sentimento de esperança”, explicou.
Tradicionalmente, o foco dos trabalhos é a garantia dos direitos dos idosos residentes no local, realizando a articulação entre diferentes setores da prefeitura pelo bem-estar dessa população assistida pela Semas. “Na nossa rotina de trabalhos, fazemos articulação direta com os idosos e com as famílias para identificarmos todas as necessidades básicas, físicas e mentais de cada um. Esse apoio e triagem possibilitam fazer os encaminhamentos necessários para assegurarmos a qualidade de vida deles”.
Entre os aniversariantes do mês estavam Laura Ferreira e Mirian Franco. Ambas agradeceram os cuidados oferecidos na Vila Dignidade, conjunto habitacional voltado à acolhida gratuita de idosos triados, que tenham autonomia para viver em moradias individuais.
O morador da Vila, Zigfried Finder, declarou “aqui temos certeza de que não estamos desamparados, porque nem toda família pode cuidar de um idoso. Só posso falar coisas boas desde o dia em que fui recebido”.
Tupã