O Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), fez outra ação de captura noturna de escorpiões e de orientação para a população de uma região central do município após o aparecimento de escorpiões na região.
Os moradores do bairro alegam que os animais apareceram por causa de uma demolição. A agente de Zoonoses, Joice Matos, informou que além da casa demolida, a dispersão coincide com a quantidade de residências próximas que oferecem esconderijos propícios para reprodução dos escorpiões.
“Percebemos que muitas pessoas não fecharam os ralos ou limparam os quintais. Se o ambiente continuar oferecendo acesso ou abrigo a ação de captura noturna não vai eliminar o problema”.
Os escorpiões procuram alimento durante a noite, e se escondem da claridade em lugares escuros como sapatos, armários, gavetas, panos no chão e toalhas em áreas de serviço ou até mesmo nos banheiros. Eles entram nas residências pelas tubulações ou encanamentos de esgoto, recomenda-se vedar frestas de paredes, das portas e das janelas.
De acordo com o Ministério da Saúde, não há consenso científico quanto a eficácia dos produtos químicos no controle escorpiônico em ambiente natural. “Pedimos sempre para que a população não utilize veneno. Pois, cria-se a falsa sensação de proteção e posterior negligência com os ambientes, porque os moradores acreditam que o problema foi resolvido”, explicou o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.
CAPACITAÇÃO
Além da busca ativa feita no Centro de Tupã, os agentes realizaram nesta semana outra ação educativa, dessa vez, em uma instituição privada de ensino. A coordenação da escola solicitou uma capacitação para professores e funcionários e, em breve, os estudantes receberão uma palestra sobre os hábitos dos escorpiões.
De acordo com o chefe de setor de Controle de Zoonoses, Robison Luis, a visita em escolas é uma forma de prevenir acidentes, ensinando as crianças a se protegerem. “O escorpião amarelo é a principal espécie causadora de acidentes graves, com óbitos, principalmente em crianças. A picada do escorpião causa dor local intensa, e os pais devem fazer o encaminhamento imediato para a Santa Casa”.
Tupã