Em Tupã;* exames são feitos através da Secretaria de Saúde em parceria com a Unicamp
O exame de triagem neonatal;* conhecido popularmente como Teste do Pezinho;* agora detecta mais duas doenças;* a Deficiência de Biotinidase e a Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC);* em bebês nascidos no município de Tupã.
A deficiência de biotinidase trata-se de um distúrbio metabólico que pode levar a graves lesões neurológicas;* de caráter irreversível. O tratamento é feito com o uso da vitamina biotina. Já para a HAC produz alterações hormonais no organismo do recém-nascido;* podendo virilizar a genitália feminina ou causar um grave distúrbio hidroeletrolítico;* que pode levar ao óbito no período neonatal. O tratamento;* coberto pelo SUS;* consiste na reposição hormonal.
Segundo a portaria nº 2829;* de 14 de Dezembro de 2012;* o Ministério da Saúde;* autorizou a ampliação do teste do Pezinho (Fase 4) onde inclui mais duas patologias: Deficiência da Biotinidase (DB) e a Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC);* e através da portaria divulgada em maio deste ano;* o Estado de São Paulo está apto a iniciar a implantação da Fase 4 – TNN;* que detecta as patologias.
A coleta do sangue para o exame que identifica as doenças é feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado do paciente logo nos primeiros dias de vida.
A Diretora de Área e Controle a Saúde;* Gisele Porteiro;* explicou que o Teste do Pezinho é um exame rápido de prevenção que coleta gotinhas de sangue do calcanhar do bebê;* que tem a finalidade de impedir o desenvolvimento de doenças que podem ser evitadas se tratadas precocemente;* caso contrário;* pode levar a deficiência intelectual e causar outros prejuízos à qualidade de vida. “O exame deve ser realizado na primeira semana de vida da criança;* a coleta deve ser feita depois de 48 horas do nascimento”;* acrescenta Gisele.
Conforme o secretário municipal de Saúde;* Antonio Brito;* o resultado alterado no Teste do Pezinho significa que deverão ser iniciados os procedimentos de orientação e tratamento para impedir que a doença se manifeste. “Temos uma equipe de profissionais em todas as Unidades de Saúde;* treinadas para poder atender a população;* o teste do pezinho é um ato de amor com seu filho”;* falou Brito.
Todos os exames de triagem neonatal de Tupã e região são feitos na Unicamp;* através do Centro Integrado de Pesquisas Oncohemátologicas na Infância (CIPOI).
Tupã