A Secretaria de Saúde informa que a aplicação da dose adicional contra a covid-19 deve respeitar intervalo de quatro meses. A nova diretriz estabelecida pelo Governo do Estado de São Paulo, na tarde de quinta-feira (2) é válida para as vacinas Pfizer, Oxford/ AstraZeneca, e CoronaVac.
Apenas maiores de 18 anos tem autorização científica para receber a terceira dose. Em Tupã, a população que já concluiu o aprazamento de pelo menos 122 dias deve procurar a Unidade de Saúde de referência com CPF, comprovante da campanha contra a covid-19 e caderneta comum de vacina para agendar uma data e horário.
Para os que tomaram o imunizante da Janssen, é recomendado receber o reforço passados dois meses (61 dias) da vacinação, em caso de adultos imunossuprimidos a segunda dose tem prazo mínimo de 28 dias.
O sistema de agendamento é uma medida adotada pelo Departamento de Vigilância em Saúde que reduz o desperdício de ampolas dos imunizantes, visto que cada fabricante determina tempo máximo para uso dos frascos após abertos.
Caso a pessoa não possa comparecer da data agendada, é obrigatório informar a UBS ou USF, evitando que doses sejam perdidas. A partir da abertura do frasco, a CoronaVac pode ser utilizada em até 8 horas; já AstraZeneca, a Janssen e a Pfizer em até 6 horas. Todas devem ser mantidas em condições assépticas e sob temperatura entre 2 graus e 8 graus.
Tupã