Na ação;* foram apreendidos aproximadamente 100 vasilhames de 02 litros de saneantes
A Secretaria de Saúde;* através da Vigilância Sanitária Municipal;* e após denúncia recebida;* realizou na última segunda-feira;* 02;* a apreensão e a inutilização de diversos Produtos Saneantes e Domissanitários que estavam sendo fabricados e posteriormente comercializados no município;* sendo estes produtos clandestinos tendo em vista que não possui registro no Ministério da Saúde e o local não estava licenciado junto a Vigilância Sanitária Municipal.
Na ação;* o farmacêutico da Vigilância Sanitária;* apreendeu aproximadamente 100 vasilhames de 02 litros de saneantes (amaciantes;* detergentes;* desinfetantes;* limpa-alumínio;* etc.) embalados em garrafas pets retornáveis;* diversas matérias-primas e embalagens vazias que serviram para a produção e envase dos mesmos produtos. Todos os procedimentos de fabricação destes produtos ocorriam em um imóvel residencial.
Os produtos de limpeza;* denominados “Saneantes”;* são produtos usados na limpeza e conservação de ambientes;* residências e estabelecimentos;* como detergentes;* água sanitária;* amaciantes;* inseticidas e desinfetantes são alguns exemplos.
A diretora de Área de Vigilância Sanitária;* Silmara Amaral Neves Grassi;* orienta que o consumidor só deve adquirir saneantes como alvejantes;* amaciantes e detergentes devidamente registrados na ANVISA. “Outro informe é observar na embalagem do produto;* que deve constar o nome da empresa fabricante;* nome do produto;* responsável técnico;* forma física;* prazo de validade;* tipo de embalagem;* além dos números do registro. Caso a embalagem não possua essas informações;* o produto não deve ser adquirido”..
Mais informações;* conhecimentos ou denúncias;* a Vigilância Sanitária Municipal;* esta localizada na Rua Carijós;* n° 921;* Centro;* ou através dos telefones 3496-6645 ou 3491-2873 ou entre em contato pelo e-mail visa@tupa.sp.gov.br.
Tupã