Prefeitura conclui ponte da Avenida Tamoios

Planejamento e Infraestrutura - Terça-feira, 17 de Dezembro de 2013


Prefeitura conclui ponte da Avenida Tamoios

Obra está mais forte para suportar fluxo de água das chuvas

A Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* através da Secretaria de Obras;* concluiu na sexta-feira;* dia 13;* a reforma da ponte da Avenida Tamoios que foi fortemente prejudicada pelas chuvas de abril. A ponte agora está com uma estrutura mais forte onde foram realizados serviços complementares.

Na quinta-feira;* o secretário de Obras;* Danilo Aguillar;* esteve acompanhando os serviços complementares que foram realizados pelos servidores da Prefeitura de Tupã. “Nós reconstruímos toda a estrutura que foi atingida pelas chuvas. Portanto;* hoje a estrutura foi realizada de forma mais adequada para sustentar o fluxo de águas que passa aqui neste trecho da ponte. Ficou muito boa esta nova estrutura. Também foram realizados serviços complementares para tornar mais segura à ponte”.

Na oportunidade;* foi construído um bueiro para armazenar 5390 litros de água e a galeria co capacidade de captar 2.500 litros de água por segundo. Deste modo;* evita a possibilidade de alagamentos em cima da ponte. Aguillar destacou que foram realizados correções nas bocas de lobos existentes para melhor captar as águas pluviais. “É importante destacar que nós utilizamos aqui tubos de galerias que foram adquiridas para as obras de macrodrenagem;* visto que onde nós encontramos estes tubos;* muitos estavam quebrados e a qualidade destes tubos é ótima e o preço deles são muito caros. Então aproveitamos os tubos que estavam inteiros”.

Foram utilizados na sustentação de um dos lados da ponte 81 metros cúbicos de pedra amarruada;* sendo seis metros de altura e seis metros de largura. A pedra amarruada;* contém entre 10 a 40 cm de comprimento e peso médio de 10kg por exemplar. É usada na construção civil para calçamento;* gabiões de contenção;* muro de construção e drenagens. Também foi construído parte do passeio público que caiu com as chuvas”. Para garantir a seguranças dos pedestres foram repostas e instaladas mais grades de proteção nos dois lados da pontes. as mesmas foram pintadas.

Aguillar também fez questão de frisar que foi tomada todas as medidas ambientalmente adequadas. “Durante a obra não foi cortado uma árvore sequer. Foram tiradas as que estavam mortas. Também foi refeita as mergens do braço esquerdo do Córrego Afonso XIII onde foi realizada a obra”. Foram plantados 600 metros quadrados de gramas. Onde não havia passeio público foi construído. Também do outro lado da Avenida Tamoios;* onde será construído o Parque Ecológico;* foi utilizada uma retro-escavadeira para o recuo do talude;* onde agora será construído o passeio público que não havia.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã