Com a queda acentuada da temperatura, a Prefeitura de Tupã intensificou o trabalho de abordagem social de pessoas em situação de rua. A ação consiste no fornecimento de informações e transporte para um abrigo provisório.
A partir das 18h desta terça-feira (17), os andarilhos poderão pernoitar na AMAE III, prédio próximo ao terminal rodoviário. Aqueles que aceitarem o acolhimento terão colchões, cobertores, assim como receberão uma refeição e um café da manhã.
Este trabalho de abordagem social vem sendo feito há mais de 30 dias. Os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos dialogam com as pessoas em situação de rua, e está identificando os mais variados históricos.
“Esta é uma grande preocupação da atual administração municipal. Nas ruas há desde pessoas que optam por não retornar para suas casas, pois os vínculos familiares rompidos, até em débito com a justiça. Outros se recusam a dormir em abrigos públicos por não aceitarem as regras de convivência, ou por terem forte vício em álcool e outras drogas. Enquanto poder público, nós orientamos e encaminhamos os casos conforme a necessidade”.
A Polícia Civil, as equipes da UPA, do Pronto Socorro da Santa Casa e do Terminal Urbano Geraldo Seiscentos estão cientes da criação desde espaço para acolhimento temporário. Mas, a população também pode informar pessoas em situação de rua sobre a possibilidade de abrigo na AMAE III, ou acionar a pasta responsável, das 7h às 17h, pelo telefone (14) 3496-2464.
Conforme o prefeito Caio Aoqui, sacos de dormir serão doados para quem optar por dormir na rua. “Não queremos ninguém dormindo na rua. Pensando na dignidade dessas pessoas, na segurança e na saúde desse público altamente vulnerável, planejamos esta estratégia de abordagem social. Aqueles que desejarem, certamente, terão onde dormir nessas noites de temperaturas mais baixas”.
Tupã