Em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), a Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Cultura, realizou na última segunda-feira (30) oficina de Stop Motion do projeto Pontos MIS. O curso foi realizado no Núcleo de tempo Integral (NUTI) Jardim Unesp, localizado na rua domingos da Costa Lopes, 1.100.
A oficina foi aplicada para cerca de 25 crianças do 5º ano do Núcleo, e mais 6 professores que acompanharam as etapas para replicarem a demais alunos das Escolas de Tempo Integral.
Para aplicar as aulas de Stop Motion, o MIS convidou a graduada em Artes Visuais, Pós-graduada em Educomunicação na ECA-USP, e oficineira de Animação Stop Motion no Programa PONTOS MIS desde 2014, Marta Russo.
“Contamos com a presença ilustre da coordenadora de oficinas de animação, que está na região de Tupã aplicando o curso em outras diversas cidades. Marta Russo, que foi Produtora e Relações Públicas da Mauricio de Sousa Produções e que colaborou na revista Sítio do Pica-pau Amarelo da Editora Globo”, disse o subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches.
Segundo material do MIS, a oficina tem como principal objetivo proporcionar aos participantes conhecimentos sobre a vida e as obras de Portinari, além de estimular os alunos a vivenciarem todas as etapas da produção de um filme de animação, e desenvolver a criatividade e a capacidade de expressão.
“Sabemos o quão presentes são as animações na vida das crianças e jovens. Por isso, a vinda desta oficina para Tupã, em parceria com o MIS, é importante para os alunos dos NUTIs. Além disso, esta foi uma grande oportunidade de ensinar as crianças através de atividade lúdica, divertida e inclusiva, onde todos puderam participar e aprender”, ressaltou o titular da Pasta responsável, professor Valdir Berti.
Ainda de acordo com o Museu, a diminuição de casos graves da covid-19 possibilitou a retomada das atividades presenciais do MIS em parceria com as Prefeituras de diversas cidades. Assim, o Museu logo trará novas oficinas para o município de Tupã.
Tupã