A Prefeitura de Estância Turística de Tupã, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizou neste sábado, dia 4, o tradicional Encontro de Folia de Reis. O encontro que estava previsto para ser na Praça da Bandeira, aconteceu, devido as chuvas, de forma mais interna, nas dependências do “Costelão do Baiano”, onde as Folias se encontraram e agradeceram as bênçãos dos Santos Reis. Os foliões ainda tiveram um jantar tradicional.
O evento aconteceu a partir das 20h30 no salão principal do “Costelão do Baiano” em clima de descontração e muita harmonia entre os presentes. O dia de Reis, que é comemorado tradicionalmente, no dia 06 de Janeiro, é de origem cristã, pois foi neste dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo.
Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, e segue até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino na manjedoura.
O 22º Encontro de Folia de Reis de 2014 marcou o início do calendário de eventos da Prefeitura de Tupã e contou com a presença de 2 Bandeiras de Reis de Tupã e de outras 04 de outros municípios, especialmente convidados para os festejos de Reis.
Foram 01 folia de Rinópolis, 01 de Sagres, 01 de Paraguaçu Paulista e 01 de Herculândia que vieram trazer as bênçãos do menino sobre o município. ”Nossa festa, mesmo com a chuva, veio para mostrar que essa tradição só tende a crescer, no ano de 2013 foram apresentadas 03 Bandeiras de nosso município e uma de Assis, já neste 22º encontro conseguimos a presença de Bandeiras de municípios diferentes que souberam de nossa tradição e vieram abençoar com suas rezas e cantigas nossa Estância Turística, promovendo uma tradição belíssima e muito importante para a comunidade católica, mostrando que mesmo com chuva ou noite enluarada os Reis Magos se mostram presentes para adorar o menino”, frisou o secretário de cultura, Charles dos Passos.
Durante os festejos, os grupos de foliões saem peregrinando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino em forma de cantigas e rezas para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.
O prefeito Manoel Gaspar, grande incentivador da Festa de Reis, comentou que mesmo com a intensa chuva que caiu sobre Tupã na noite dos festejos de Reis, as bênçãos derramadas sobre o município com a grandiosidade da data se fez presente durante todo o encontro realizado. “Mesmo que modestamente em um salão onde poucos puderam apreciar uma tradição tão bela quanto a Folia de Reis, festividade de origem Portuguesa trazida pelos colonizadores e passada de geração para geração”, disse Gaspar.
Charles dos Passos ainda ressaltou a importância cultural e histórica deste evento. ”A Festa de Reis éuma das manifestações populares mais tradicionais da época, conta com mais de 500 anos de existência, é um evento cultural muito importante,uma celebração cristã que envolve muita música e ornamentos coloridos que simbolizam o nascimento do menino Jesus pela ótica dos três reis que acompanharam a estrela até chegar ao local onde Cristo nasceu com a bela missão de salvar a humanidade”, finalizou Charles.
Tupã