Em 2013;* foram mais de 20 mil atendimentos entre orgãos como Banco do Povo;* PAT;* Procon e Sebrae
No ano de 2013;* a prefeitura de Tupã;* através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior realizou mais de 20 mil atendimentos voltados à população. A Pasta desenvolve atividades de formação em diversos segmentos;* possibilitando que novos profissionais treinados e aptos a exercer a função cheguem ao mercado de trabalho.
Além disso;* a Secretaria cuida também da articulação junto às esferas pública e privada;* a fim de atrair novos investimentos para a cidade. E através de seus departamentos;* presta serviços públicos como os disponibilizados pelo Banco do Povo;* Procon;* Posto de Atendimento ao Trabalhador;* Telecentro;* Diretoria de Área de Indústria;* Diretoria de Àrea de Comércio;* Diretoria de Formação Profissional;* Escola Municipal de Formação Industrial/Senai e a Incubadora de Empresas de Tupã.
Com juros de apenas 0;*5%;* o Banco do Povo Paulista de Tupã foi a sexta unidade do Estado a ser instalada e a primeira do interior e é atualmente muito procurado por microempreendedores que precisam de recursos financeiros para desenvolver seu negócio. Inaugurado em 1999;* na administração do prefeito Manoel Gaspar;* o BPP de Tupã vem financiando empresários já constituídos e aqueles que desejam gerenciar seu próprio negócio. Entre atendimentos;* informações e créditos;* visitas no comércio;* feira livre e rodoviária e ainda palestras;* o orgão realizou 1254 atendimentos em 2013;* no primeiro semestre foram feitos R$ 325.713;*09 em empréstimos;* já no segundo semestre o número foi de R$ 285.065;*48.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Tupã (PAT) oferece;* além de ofertas de emprego;* diversos serviços para a população. Situado na própria secretaria;* o PAT disponibiliza diariamente opções para aqueles que buscam uma chance junto ao mercado de trabalho.
Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico;* Clóvis Saito;* só em 2013;* o PAT realizou quase 8 mil atendimentos a população entre emissão de carteiras de trabalho;* cadastros e currículos.
Já os Telecentros Comunitários são espaços públicos providos de computadores conectados à internet em banda larga;* onde são realizadas atividades;* por meio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs);* com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas. O objetivo principal dos telecentros é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas;* reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos. No ano passado;* foram quase 3 mil atendimentos como desbloqueio da nota fiscal paulista e cursos.
Um dos orgãos mais procurados;* o Programa de Proteção e defesa do consumidor (Procon) de Tupã realizou no último ano entre atendimento preliminar;* consulta;* carta de Informação preliminar;* reclamações um total de 4527 atendimentos.
O Posto de Atendimento ao Empreendedor (Sebrae) em Tupã tem como parceiros;* além da secretaria;* o Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de Tupã) e a Associação Comercial e Industrial de Tupã;* ACIT. O posto realizou mais de 2000 atendimentos entre consultorias;* palestras e visitas à pessoa física e jurídica. Além de mais de 300 palestras.
Já a Escola municipal de formação Industrial/Senai Paulo Renato Stort teve a formatura da primeira turma do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) que qualificou 158 pessoas para o mercado de trabalho em mais de 12 áreas de serviços. Através do Pronatec;* são ofertados cursos voltados a qualificação e capacitação de mão de obra.
Os cursos do menor aprendiz que foram disponibilizados atenderam 72 jovens. Já a incubadora de empresas é um mecanismo que estimula a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas;* no município a incubadora recebeu 236 solicitações entre Atendimento/interessados e Empresas incubadas.
A secretaria está localizada na Avenida Tapuias;* nº 907;* atendendo de segunda a sexta-feira. Informações podem ser obtidas também pelo telefone (14) 3441-5566.
Tupã