Agosto Lilás reforça trabalho da rede de proteção para vítimas de violência

Desenvolvimento Social e Família - Segunda-feira, 22 de Agosto de 2022


Agosto Lilás reforça trabalho da rede de proteção para vítimas de violência

Neste Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Prefeitura de Tupã realizou na manhã de sexta-feira (19) uma cerimônia de lançamento dos encontros para diálogo com a população a respeito dos mecanismos municipais para coibir agressões e acolher as vítimas.

 

A principal estratégia adotada pelo município para agilizar os atendimentos e oferecer suporte social, psicológico, de saúde e jurídico às mulheres que relatam sofrer algum tipo de violência é a Rede Girassol. Sistema que interliga o trabalho dos diferentes setores, a fim de otimizar a assistência e aumentar a segurança diante de casos que poderiam resultar em feminicídio.

 

De acordo com a chefe de setor de CREAS, Jaqueline Vieira, o órgão recebe em média 20 encaminhamentos de medidas protetivas mensais, e o número tem crescido em virtude da conscientização da população a respeito dos canais de denúncia. 

 

“Quando a mulher pede a medida protetiva, que é o afastamento do agressor do convívio dela, em menos de 24 horas a Rede Girassol é acionada. Chegando aqui no CREAS, a equipe de assistentes sociais e psicólogos faz a acolhida, analisa a real necessidade dessa vítima e da família, para fortalecer a mulher e permitir que ela supere a situação de violência”. 

 

Romper o ciclo de violência é essencial para que a mulher não tenha dependência emocional ou financeira do agressor. A Delegada de Defesa da Mulher, dra. Cristiane Braga, ressalta ser essencial oferecer um atendimento humanizado e capacitado para identificar as diferentes condutas que hoje configuram violência doméstica.

 

“A violência contra a mulher ela é muito ampla. A violência psicológica é um grande desafio no dia a dia. Porque vem sutilmente, dentro de um relacionamento onde a mulher é menosprezada, é humilhada, vem com uma palavra desagradável, um atributo negativo, impondo uma situação de humilhação e isso vai gerando um dano emocional que, não raro, acaba com situações de atendimento psicológico, e tentativa de suicídio”.

 

Conforme a delegada, estas ocorrências estão agora tipificadas no artigo 147-B, na Lei 14.132/2021 do Código Penal Brasileiro, que traz a figura do crime de violência psicológica contra a mulher. Outras formas de abuso que podem ser cometidos em um relacionamento são: violência moral, violência patrimonial, violência física, e violência sexual. 

 

Para a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humano, dra. Telma Tulim, o objetivo da Rede Girassol e do Agosto Lilás é mobilizar a sociedade e fazer com que as mulheres se sintam amparadas pelos setores envolvidos. “Quando a gente joga luz aos problemas a gente consegue solucioná-los, ou pelo menos conseguimos ir em busca dessa solução. Queremos que as mulheres se sintam protegidas, amparadas, e confiantes de que há uma rede de proteção a seu favor se ela necessitar”.

 

Até o fim de agosto, encontros para dialogar sobre violência doméstica serão realizados nas unidades CRAS e numa cooperativa de reciclagem. Prestigiando o evento, o prefeito Caio Aoqui afirmou que as ações de orientação são abertas para mulheres e homens, com objetivo de findar os casos de feminicídio da sociedade brasileira. “Tupã está trabalhando de maneira organizada com uma equipe qualificada, e preparada para proteger nossas mulheres, e fazer com que todas tenham dignidade, amor, carinho e cuidado em suas vidas. Nossa cidade mostra-se uma referência neste trabalho, fornecendo o que toda cidadã merece”, declarou o prefeito Caio Aoqui.

 

Também participaram do evento de lançamento a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Raquel Machado; a subsecretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Patrícia Fernandes; e representantes de entidades como o Lar Santo Antônio e a Apae. Além dos vereadores Claudinha do Povo e Lucas Hatano.

 

DIALOGANDO SOBRE VIOLÊNCIA

22/8

às 7h

Cooperativa de Reciclagem de Tupã (COORETUP)

30/8

às 9h

CRAS Natalino Rodrigues - Rua Pedro Pereira Souza, 192

31/8

às 9h

CRAS Leste - Rua Machado de Assis, 240

31/8

às 14h

CRAS III - Rua Professor Altino Martinez, 70-A

 

Prefeitura da Estância Turística


Tupã