A Prefeitura, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realiza entre os dias 22 a 26 de agosto a "Semana Municipal de Trabalhos Contra o Escorpião - Escorpião, Aqui Não". Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) intensificarão as orientações em relação à prevenção e cuidados ao aparecimento do animal.
Os agentes irão visitar residências e estabelecimentos para orientar e entregar panfletos com instruções. Outra iniciativa será a intensificação nas capturas noturnas em pontos estratégicos da cidade, como cemitérios e empresas, e a sensibilização com terrário de escorpiões na quinta-feira (25), no evento do “Amendo Fest", na Praça da Bandeira, a partir das 19h30.
Segundo o chefe do setor de zoonoses de Tupã, Robison Luis, ações como essas são importantes para conscientizar a população sobre as medidas de prevenção que devem ser adotadas.
"O escorpião é um animal muito perigoso e sua picada pode matar. Por isso, estamos realizando a 'Semana Municipal de Trabalhos Contra o Escorpião' para que a população tenha consciência dos riscos e saiba as medidas que devem ser adotadas para prevenir o seu aparecimento. Estaremos percorrendo a cidade, entregando panfletos e orientando os moradores", disse Robison Luis.
De agosto a março ocorre um aumento no número de aparições do escorpião, pois é neste período que o animal se reproduz e intensifica a busca por alimentos. Por isso, veja abaixo algumas medidas de prevenção:
Tupã