Na noite de abertura da XVIII Semana da Educação de Tupã, aproximadamente 450 profissionais da educação e estudantes de licenciatura prestigiaram uma palestra sobre as mudanças no cérebro causadas pelo uso excessivo de telas. A neuropsicóloga, dra. Regina Suguihara, tratou da influência desse estímulo na aprendizagem das crianças e na vida dos adultos.
Parte do conteúdo apresentado abordava a dificuldade de concentração das crianças, que pode gerar transtornos emocionais. “Estamos vendo crianças ansiosas com pouca regulação da própria emoção. E as pesquisas do mundo estão mostrando que esta geração está atrasada em relação às anteriores no desenvolvimento da função executiva, área nobre da racionalidade que ajuda a regular a ansiedade”.
Apresentar este conteúdo durante a Semana da Educação permite despertar os professores para a necessidade de treinamento e desenvolvimento do sistema inibitório e da atenção focada nas crianças, competências importantes para a aprendizagem, para os relacionamentos interpessoais e até mesmo na construção da carreira delas.
Para o secretário de Educação, Cultura e Esporte, professor Valdir Berti, trazer uma especialista em inteligência socioemocional para conversar com os educadores da rede municipal e estudantes é uma forma de investimento na melhoria da educação dos Anos Iniciais e no bem-estar dos alunos.
“A gente precisa controlar a nossa ansiedade. Para aprender ou memorizar, a gente precisa saber como colocar o nosso foco e a nossa atenção. A palestra foi extremamente importante, o público permaneceu até o final porque são assuntos importantes para a área educacional, e eu acho que acertamos muito na palestrante”, declarou.
Na terça-feira (8) e quarta (9), o evento continua com uma série de oficinas para os segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Física, AEE (Atendimento Educacional Especializado), e para gestores. A programação garante aos participantes o contato com material teórico, vivência prática, além de espaço para troca de experiências e acesso a pesquisas da área.
O prefeito Caio Aoqui assistiu a palestra e destacou a importância da valorização do profissional da educação, por meio da formação continuada. “Quero agradecer a participação da doutora Regina, ela foi realmente fantástica, e a todos os funcionários que tem trabalhado e se capacitado para que as crianças possam estar aprendendo, e que poderão dar uma educação de ainda mais qualidade para a toda a nossa cidade”.
Também estiveram presentes no evento, realizado na segunda-feira (7): a Supervisora de Ensino na Diretoria de Tupã, Nair Leoncio Porfirio; o diretor-geral das Faculdades FACCAT, Dr. Celso Kawano; o vereador Lucas Hatano; e do professor mestre Roberto Kawasaki.
Tupã