Nos dias 10 e 11 de dezembro, Tupã irá se transformar na capital da capoeira. O Instituto de Casa do Capoeira realizará seu segundo Festival para Troca de Graduação, e reunirá mais de 400 praticantes nesta celebração da cultura brasileira, no Ginásio de Esportes Elias Kenaifes.
No sábado (10), o encontro está marcado para começar às 19h, trazendo vivência e “papoeira” com a participação do Djcapuera, natural de Cotia (SP), mas que atualmente vive na Grécia. No domingo (11) o Festival será das 9h às 12h, com o batizado e a cerimônia de troca de graduação dos alunos.
Segundo o organizador e mestre, Diego Zóio, a ação é uma oportunidade de aproximar a capoeira do público geral. “Gostaria de convidar toda a população, os capoeiristas de Tupã e região, sem exceção, independente de grupo, independente de bandeira, a estar participando com a gente do Segundo Festival de Capoeira e Troca de graduação. O objetivo do encontro é mostrar a força que a cultura e esse esporte têm”.
As rodas de capoeira terão supervisão do Mestre Guerreiro. Capoeirista de toda Alta Paulista foram convidados, além de grupos do Paraná e da cidade de São Paulo.
Conforme o subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches, a Prefeitura de Tupã apoia esta iniciativa e convida toda população para prestigiar o evento. “A entrada será gratuita, e nos dois dias de festa, o público poderá assistir e se encantar com essa belíssima expressão cultural afro-brasileira, criada pelos negros escravizados no Brasil antes da abolição”.
Tupã