Escola da Fotografia será implantada junto ao Paula Souza;* com grande estrutura para formação

Planejamento e Infraestrutura - Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2014


Escola da Fotografia será implantada junto ao Paula Souza;* com grande estrutura para formação

Gaspar iniciou 2014 aprovando na Câmara vários projetos e convênios que beneficiam Tupã

O prefeito Manoel Gaspar iniciou o ano de 2014 aprovando na Câmara Municipal;* cinco projetos de leis. Entre eles;* foi aprovado o projeto 002/2014;* que autoriza a celebração de convênio com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza;* com o objetivo de implantar no município a Escola da Fotografia. Com isso;* a cidade será contemplada com mais um curso técnico profissionalizante na Etec professor Massuyuki Kawano. A Etec de Tupã será a terceira do Estado de São Paulo a ter o curso de processos fotográficos.

A definição do local escolhido para o curso foi a Escola Estadual Raul de Melo Senra;* na Vila Indepêndencia. O local estava abandonado quando a administração assumiu. Todo o material recolhido durante vários anos;* que incluem toneladas de computadores;* monitores;* televisores;* pilhas;* além de milhares de lâmpadas florescentes;* foram depositados em salas de aulas. A prefeitura então realizou a limpeza;* através da secretaria de meio ambiente;* houve uma destinação correta ao lixo eletrônico e lâmpadas fluorescentes recolhidas.

Para reforma e revitalização do espaço;* o governo estadual investirá R$ 500 mil e ainda colocará todos os equipamentos;* já a administração municipal entrará com recursos de aproximadamente R$ 300 mil para concluir o espaço.

Conforme o prefeito Manoel Gaspar;* a conquista da escola da fotografia para Tupã foi anunciada ano passado;* cumprindo mais uma promessa de campanha;* com o apoio do deputado estadual Orlando Morando. “A cidade de Tupã ganhará muito com isso;* o benefício é para quem quer se qualificar;* já que a procura de mão de obra nesse setor é grande na região”;* frisou Gaspar.

O diretor da Etec Prof. Massuyuki Kawano de Tupã;* professor Mauro Guerra;* explicou que inicialmente será formada uma turma para o curso técnico em processos fotográficos e que aproximadamente 40 vagas gratuitas serão oferecidas;* qualificando jovens e adultos para o mercado de trabalho na área de fotografia. “As aulas abrangem trabalhos em cinco laboratórios;* entre estúdio;* criação e edição;* por isso a necessidade de um local espaçoso como a escola Raul de Melo Senra;* ao lado da Etec e futuramente com a reforma do local há a possibilidade da instalação de novos cursos”;* disse.

Mauro ainda destacou que o curso de processos fotográficos não ensinará só a tirar fotos. “Nós já temos a grade de aulas de acordo com necessidades especificadas pelo Centro Paula Souza. Ele vai ensinar toda a questão da imagem;* desde a concepção até a entrega ao cliente;* beneficiando assim;* as empresas com pessoas qualificadas e ainda capacitando e garantindo renda”;* destacou Mauro.

A grade curricular do curso irá trabalhar desde edição e tratamento de imagem até prática fotográfica. O curso técnico terá três módulos;* como duração de um ano e meio. Após concluir o segundo módulo;* o aluno já recebe o certificado de auxiliar de processos fotográficos. Ao concluir o curso;* o aluno recebe o certificado de técnico em processos fotográficos.

O diretor ainda frisou que com o curso o aluno aprenderá a trabalhar toda a questão da imagem como tratamento;* calibragem;* manuseio dos equipamentos profissionais e até gerenciar um laboratório de fotografia. “Ele será um profissional completo;* possibilitando com que seja um empreendedor na área da fotografia”;* frisou.

De acordo com Mauro já foram solicitados os equipamentos e o Centro Paula Souza já autorizou a vinda do material. “Após a chegada dos equipamentos será feito o processo seletivo para professores e os alunos interessados;* a previsão é de que até o segundo semestre deste ano o curso já esteja funcionando. Mas vai depender do início das obras;* mas até o começo de 2015 o curso estará em pleno funcionamento”;* ressaltou.

O diretor também falou que atualmente a Etec de Tupã atende 1300 alunos e com a vinda do curso esse número vai aumentar. “No Estado existem apenas duas Etecs que possuem o curso de processos fotográficos;* Tupã será a terceira;* então com certeza muitas pessoas da região virão até o município para ter essa qualificação. Por isso nós queremos agradecer o total empenho do prefeito Manoel Gaspar;* o deputado Orlando Morando e também a diretora superintendente do Centro Paula Souza;* Laura Laganá;* porque a Etec tem se destacado como uma das melhores escolas técnicas do Estado”;* enfatizou.

O prefeito Manoel Gaspar ainda explicou que o pedido pela sessão extraordinária foi realizado por causa do tempo;* já que a partir de Junho;* devido às eleições deste ano;* não pode ser assinado nenhum convênio. “Já estou enviando este projeto para que possamos assinar o convênio o mais rápido possível”;* salientou.

TÉCNICO EM PROCESSOS FOTOGRÁFICO

O Técnico em Processos Fotográficos é o profissional que produz e gerencia imagens fotográficas;* manipulando a linguagem de forma criativa. Utiliza os recursos tecnológicos de produção em estúdio;* executando o tratamento;* a edição e o gerenciamento de imagens digitais. Utiliza os equipamentos respeitando as técnicas de iluminação para captura de imagens. Prepara imagens digitais para impressão. Manipula acervos fotográficos. Atua na comercialização;* na assistência técnica e na manutenção de equipamentos fotográficos e insumos. O mercado de trabalho para o curso é amplo;* os profissionais podem trabalhar em agências;* estúdios fotográficos;* lojas de equipamentos e serviços fotográficos;* editoras;* jornais;* laboratórios fotográficos digitais;* assistência técnica;* como funcionário ou profissional autônomo.

PARQUE DA FOTOGRAFIA

Com a criação da escola da fotografia;* os profissionais e empresas interessados ainda terão o Parque da Fotografia. O local que será criado no 4º Distrito Industrial;* na antiga Brassida;* terá um espaço destinado às empresas do segmento fotográfico. O parque será mais uma promessa de campanha cumprida pelo prefeito Manoel Gaspar. “Tupã é conhecida com a capital da fotografia;* então estamos investindo nesse segmento;* tanto na área de capacitação e qualificação de mão de obra;* como no surgimento e apoio às novas empresas”;* enfatizou.

Para o diretor da Etec;* com o parque da fotografia;* os empresários podem diminiir o custo de sua produção. “Além disso;* é uma grande oportunidade para os novos empreendedores da área”;* concluiu.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã