Com o intuito de realizar uma grande mobilização junto à população, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio dos Departamentos de Entomologia e Endemias e Atenção Básica, e com a participação da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, realizará a Semana Estadual de Mobilização Social contra o mosquito Aedes aegypti.
No período de 21 a 26 de novembro serão intensificadas ações de controle vetorial em áreas do município, de acordo com o indicador entomológico de infestação e com priorização de áreas e de recipientes/criadouros que possam ser importantes na reprodução do mosquito.
A Semana foi proposta pela da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo(SES), e os municípios contarão também com a Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), que ajudará na realização da programação de ações coletivas de intensificação do controle vetorial e atividades de eliminação de criadouros.
Em Tupã o cronograma de atividades já foi divido e será iniciado a partir de segunda-feira (21) até sexta-feira (26) com intensificação de visitas casa a casa e aplicação de biolarvicida em diversos bairros da cidade.
Além das equipes da Saúde, o cronograma contará com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos que organizará o Recanto dos Idosos, a Vila Dignidade e o CRAS Leste para receber palestras de conscientização da dengue.
“O objetivo principal desta Semana de Mobilização Social é fazer com que a população se envolva mais com as questões da dengue e ajude o Poder público a combater o mosquito transmissor. Além das equipes do Departamento de Entomologia e Endemias, os agentes da Atenção Básica estarão preparados para ajudar nas intensificações das atividades que já realizamos durante todo o ano na cidade”, contou o diretor do Departamento de Entomologia e Endemias, Marco Antônio de Barros.
O secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ainda solicitou a cooperação da população para que a Semana tenha sucesso e as equipes consigam evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
“A colaboração de cada cidadão é muito importante, pois as ações mais importantes contra a dengue devem começar nos quintais. A mobilização é mais uma forma de mostrarmos como é importante batalharmos juntos contra a dengue”, alertou.
Tupã