Os jovens do sexo masculino, nascidos em 2005, já podem realizar o Alistamento Militar. O prazo se encerra no dia 30 de junho e é obrigatório àqueles que completam 18 anos em 2023 ou está em débito com o Serviço Militar Obrigatório.
O alistamento pode ser feito de forma presencial na Junta Militar de Tupã, localizada na rua Bororós, nº 913, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h; ou pela internet, por meio do site www.alistamento.eb.mil.br.
Para quem for à Junta Militar realizar o alistamento, é necessário levar um documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte, carteira profissional ou outro documento público com identificação); comprovante de residência (conta de luz ou água, etc.); e certidão de nascimento (caso tenha).
O comandante do Tiro de Guerra 02-043 de Tupã, 1º sargento Manassés Mendes de Oliveira, reforça que pessoas em débito com o Serviço Militar Obrigatório ficam sujeitas às penas legais. “Além de ser uma obrigação prevista em Lei, é um compromisso com a Nação”, destacou.
Dentre as restrições, o cidadão em débito com o serviço militar fica impossibilitado de se matricular em faculdade ou retirar diploma de nível superior; proibido de prestar concurso público ou assumir cargo público; não consegue retirar passaporte e não obtém carteira de trabalho.
Tupã