Cerca de 35 artesãos e comerciantes, que participam dos projetos promovidos pela Prefeitura de Tupã, assistiram uma palestra sobre vendas na noite de quarta-feira (8), no Teatro Municipal “Antônio Parra Gomes”. O evento atende as metas da Subsecretaria de Cultura para execução de políticas públicas definidas pelo Plano Municipal de Cultura (PMC).
A apresentação ministrada pela psicóloga, Kátia Ferreira Gespan, teve como tema “Motivação e Estratégia de Vendas”. A palestrante conta ter abordado na introdução fatores que envolvem a motivação emocional, biológica e social do indivíduo, sejam elas de influência externa ou de origem interna. Com a fala mais centralizada na perda do medo para potencialização das vendas e uso da internet.
“Falei como eles podem conquistar mais clientes, conhecendo seu produto, estabelecendo contato interpessoal, sabendo ouvir, e do posicionamento deles perante o cliente. A questão do aporte de poder, de manter o foco no cliente, de ouvir atentamente”, a psicóloga afirma que o freguês dá dicas dos interesses, e que se houver um entrave para a compra, o vendedor deve entrar com as habilidades de convencimento.
Para quem comercializa produtos artesanais, é essencial demostrar os diferenciais do trabalho manual pela exclusividade, por exemplo. Kátia deu destaque ainda para a importância do uso das redes sociais na apresentação do processo criativo e do resultado.
Os organizadores aplicaram um questionário para medir o nível de aprovação do público, e 90% considerou o conteúdo ótimo e com tema condizente. Todos os participantes receberam um certificado.
A membro da Casa dos Artesãos e secretária do Conselho de Artesãos, Aldenira Justina Alcará, definiu a noite como produtiva. “Foi só uma hora, mas a palestra poderia durar mais tempo, porque ela conversou com a gente, não foi cansativo. Eu nem pensava em postar meu trabalho, mas ela nos incentivou a começar, foi bem produtivo”.
Conforme o subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches, a ação corresponde a um dos eixos temáticos do PMC para Fomento à Produção e Formação Cultural, que preconiza a capacitação dos artistas, seja com cursos para técnica profissional, ou com a construção da aprendizagem diversificada.
“O público ouviu uma psicóloga com ampla experiência e altamente graduada. A palestra dela atende nossa meta de cumprimento do Plano Municipal de Cultura, que define objetivos de curto, médio e longo prazo, para instrumentalizar as políticas culturais de Tupã”.
Luis Carlos explica ainda que o PMC foi aprovado para o decênio de 2019 a 2028 e teve a colaboração de artesão, músicos, grupos teatrais, e artistas de diferentes segmentos. Tornando-se um compromisso assumido pelo poder público, independentemente do mandato administrativo. Cabe ao Conselho Municipal das Políticas Culturais de Tupã acompanhar a execução do PMC, para elaborar anualmente o planejamento do implemento das metas e os relatórios de análise e transparência.
Outros dos eixos preconizados estão: a formação de público/ plateia. A criação de projetos culturais; a veiculação periódica dos eventos nos meios de comunicação; a descentralização da cultura; o fomento da condição do artista como profissional; os atos de valorizar, preservar, restaurar e difundir o patrimônio cultural material e imaterial de Tupã; e a criação de leis de incentivo e proteção à cultura; entre outros.
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