O Departamento de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde informa que, do início do ano até esta segunda-feira (13), 225 casos suspeitos de dengue foram notificados, sendo 80 positivos. Na semana que abrange de 05 a 11 de fevereiro, foi registrado 01 óbito suspeito de dengue.
Inseticida
No país todo há defasagem do inseticida “Cielo” - produto fornecido pelo Ministério da Saúde aos municípios para controle do mosquito já adulto. Conforme ofício nº 1731/2022/SVS/MS, de 9/11/22:
“Em atenção ao Ofício REFERÊNCIA: OFÍCIO CONASS Nº 0321/2022 (0029765972), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde - CONASS, a Coordenação-Geral de Vigilância de Arboviroses, do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (CGARB/DEIDT/SVS/MS), informa que atualmente estão em andamento 3 (três) processos de aquisição de inseticidas para o controle de Aedes aegypti e Aedes albopictus por meio da aplicação a Ultra Baixo Volume – UBV.
O primeiro processo (aquisição via OPAS) está em fase final de compra, aguardando a liberação da Licença Importação (LI) para o embarque e o transporte do produto para o Brasil. A chegada do produto está prevista para dezembro de 2022.
O segundo processo (aquisição nacional), que teve início ainda em 2021, está atualmente em fase de negociação de preço junto ao fornecedor, tendo em vista o elevado custo do produto. A previsão de entrega deste insumo no Brasil deve ocorrer somente em 2023, dependendo ainda do andamento da negociação de preço e da capacidade de produção e fornecimento do adulticida.
O terceiro processo (aquisição via OPAS) foi iniciado recentemente (outubro de 2022) e a chegada do produto no Brasil está programada para o início do segundo semestre de 2023.”
Moradores
Somente os proprietários poderão evitar a proliferação de mosquitos, realizando um pente fino semanal de 10 minutos em seus imóveis, evitando água parada em recipientes, potenciais criadouros do Aedes aegypti.
Tupã