A Secretaria de Saúde registrou a diminuição de 65,4% nos diagnósticos positivos de coronavírus no comparativo entre os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023.
Conforme levantamento realizado, em novembro foram 169 infectados; e em dezembro, 913. Mas, no mês seguinte o número de infectados caiu para 315. Índice reflete a liberação da quarta dose para a população a partir dos 18 anos, feita em dezembro.
Segundo a Diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, apesar do esquema primário de imunização se mostrar eficaz na redução de quadros clínicos severos, a continuidade do esquema vacinal é essencial para proteção contra as variantes.
“Os fabricantes atualizam as doses para combater as cepas. Por isso, o município, não tem internações locais e contabiliza 16 munícipes isolados”, declara. No pico da pandemia, Tupã chegou a ter todos os leitos ocupados por pacientes contaminados, e mais de 2.480 pacientes em período de transmissão.
O secretário de Saúde, dr. Miguel Angelo de Marchi, destaca o benefício da adesão ao reforço imunológico e convida a população a continuar se protegendo e, consequentemente, protegendo toda a comunidade.
“15.704 pessoas receberam o 2º reforço, contra 39.679 que tomaram a 3ª dose. Isso sinaliza um déficit de 60% na procura pela 4ª dose. A população precisa entender a importância de continuar participando da campanha, pois isto melhora a resposta do organismo caso o indivíduo entre em contato com o vírus, e reduz a transmissibilidade, especialmente para o público vulnerável”, explica.
A Prefeitura de Tupã está aplicando quatro doses de vacina no público maior de 18 anos; três doses para jovens de 12 a 17 anos; e duas doses para crianças a partir dos seis meses de idade.
Tupã