Creches de Tupã investem no trabalho pedagógico infantil

Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2014


Creches de Tupã investem no trabalho pedagógico infantil

Com projetos pioneiros;* unidades atendem mais de 800 crianças da 7h até 19h

A Prefeitura de Tupã vem investindo;* desde ano passado;* em ações que visam ampliar e qualificar o atendimento nas creches municipais. Entre as melhorias estão a construção de mais 3 unidades em 2014;* conquistadas junto ao Governo Estadual e Federal;* reforma e ampliação;* além de projetos que visam a formação educacional desde cedo.

Atualmente são sete centros municipais de educação infantil (Cmei) que atendem as crianças de 0 até 3 anos e 11 meses. O atendimento é divido entre berçário I (0 a 1 ano);* berçário II (1 a 2 anos);* maternal I (2 a 3 anos) e maternal II (3 até 3 anos e 11 meses).

São aproximadamente 830 crianças atendidas. A cmei Soledad Sanches Modelli tem capacidade para atender 90 crianças. Já a Manoel Campo Ruiz atende mais 90 crianças. A Irene Resina Migliorucci oferece 146 vagas. Já a Irene Fontana Bueno recepciona mais 125. A Almerinda Souza Leão mais 115 e a Pró Infância José Mario mais 176. A cmei Cíntia dos Reis Oliveira;* que está em reforma para ampliação;* atualmente tem capacidade para atender 80 crianças. Após a revitalização;* o espaço oferecerá 150 vagas;* dobrando sua capacidade.

Cerca de 150 educadores trabalham nos sete centros municipais;* que desde o ano passado funcionam das 7h até 19h. São doze horas de trabalho por dia e as creches também não fecham mais em período de férias como Janeiro e Julho.

NOVAS UNIDADES

Em 2013;* Tupã conquistou;* através do trabalho político da administração municipal;* mais três creches para o município. Será construída mais uma unidade do Programa Pró-Infância do Ministério da Educação;* que atenderá 240 crianças e mais 2 creches escolas do Governo Estadual;* onde serão atendidas cerca de 300 crianças.

“Nossa meta;* além de melhorar a qualidade;* é ampliar vagas em creche. Por isso estamos sempre buscando novos recursos junto ao Governo Federal e Estadual para construção de novas unidades”;* disse o prefeito Manoel Gaspar.

Gaspar ainda ressaltou o apoio do deputado federal;* Antônio Biffi e do vereador Valdir de Oliveira Mendes pela viabilização da Pró-infância e também do governo Estadual pelas duas creches escolas.

ALIMENTAÇÃO

A alimentação dos pequenos nas creches municipais é elaborada pela equipe de nutricionistas da Cozinha Piloto. Por dia são distribuídos alimentos que se dividem entre frutas;* legumes;* verduras e alimentos ricos em proteínas;* carboidratos e fibras. Ao todo;* as crianças recebem 5 refeições diárias entre café da manhã;* almoço;* café da tarde e janta. Ainda para as crianças que ficam até o período das 19h é oferecido o lanche noturno. São diversas iniciativas previstas para garantir a qualidade no fornecimento da alimentação como um cardápio variado e bem nutritivo.

PROJETOS

Alguns projetos disponíveis nos centros municipais de Tupã são referências em toda a região. Todas as unidades da cidade estão prontas para receber às mães no programa “Creche Amiga da Amamentação”. O projeto pioneiro no município e em toda região é resultado de uma parceria do Governo de Tupã;* banco de leite do hospital São Francisco;* as secretárias de Educação e Saúde;* além da Fundação Abrinq.

A ideia do programa é simples e eficiente. As mães podem ir até a creche durante um período do dia para amamentar o filho em um local reservado e tranquilo;* chamado de ‘cantinho da amamentação’;* ou podem armazenar o leite e levá-lo para ser consumido pela criança na instituição;* com o auxílio das auxiliares de desenvolvimento infantil;* que passaram por um treinamento para realizar a extração e conservação do leite materno;* evitando assim;* o leite artificial.

Outro projeto que é desenvolvido junto às famílias é o da “Leitura em Família”. A intenção da prefeitura é também estimular a participação da família;* por isso todo fim de semana as crianças atendidas podem levar para casa um livro para que os pais ou responsáveis façam a leitura com eles durante o fim de semana. E quando retornam para a creche;* os pequenos podem contar o que foi aprendido com os livros.

Mais uma ação implantada pela administração municipal em 2013 trabalha com cores atraentes;* livros com capas coloridas;* texturas diferentes;* sons e cheiros que são usados no ambiente das creches municipais e com isto as crianças ampliam os primeiros contatos com o mundo literário;* através das bebetecas. Já dentro de uma brinquedoteca;* as crianças podem utilizar o espaço para atividades lúdicas;* que ajudaram representar seu mundo interior através dos brinquedos simbólicos;* ajudando a estimular a capacidade física e motora.

FORMAÇÃO

A diretora de núcleo educacional;* Andreia Doretto;* explicou que nas unidades é desenvolvido um projeto fixo através do brincar. Durante o período em que permanecem nas unidades;* os pequenos tem uma rotina que contempla atividades de estimulação. “Existe uma intencionalidade através das brincadeiras;* que visa ajudar o desenvolvimento e a formação já desde pequeno”;* frisou.

No início do ano;* as supervisoras das creches passaram por uma formação onde foi trabalhado temas como gerenciamento de conflitos e acolhimento e adaptação. “E ainda todo o mês as ADIs ainda passam por uma formação mensal para aperfeiçoar o atendimento. Trabalhamos as formações durante todo o ano;* o aprendizado é contínuo”;* disse.

Andreia ainda ressaltou que são oferecidas atividades de livre escolha;* atividades em pequenos grupos e ainda atividades na área externa. “Queremos já estimular as funções cognitivas;* entre os períodos de repouso e alimentação;* através do brincar;* sempre buscando aumentar e melhorar a capacidade e o atendimento da rede”;* concluiu.

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