Conhecer as normas e recomendações para instalação de toldos sobre calçadas é essencial para assegurar o conforto e o fluxo de pessoas em frente a estabelecimentos. Pensando nisso, a Secretaria de Planejamento e Infraestrutura (Seplin) realizará uma reunião pública sobre o assunto e convida a população e os comerciantes locais para participarem.
O debate dia 11 de abril, terça-feira, será no Auditório da Seplin (Rua Nhambiquaras, 1555), às 8h. Segundo o secretário responsável pela pasta, Valentim Bigeschi, uma equipe de profissionais e especialistas abordará no encontro o tema da Ambiência Urbana, por isso, também apresentará aos participantes a Cartilha do programa “Calçada Legal”, que formata as normas de execução e construção de passeios públicos, a fim de assegurar a mobilidade e a acessibilidade.
“Estamos organizando essa reunião pública para que possamos instruir os comerciantes e a população sobre as normas que devem ser respeitadas nas calçadas, de modo que não atrapalhe o tráfego de pessoas pela avenida”, afirmou Bigeschi.
O termo Ambiência Urbana refere-se ao espaço - físico e social - das cidades, construído a partir de valores que variam culturalmente, onde acontecem as atividades, relações e vivências. No entanto, com o crescimento e evolução dos municípios, o meio ambiente urbano tem sido dominado por imagens, cores, placas, setas, outdoors, faixas, toldos, marcas de produtos e mídia eletrônica, dispostos de forma aleatória, sem critérios ou padrões, o que afeta de forma negativa o tráfego de pedestres.
Para assegurar o conforto e o fluxo de pessoas no centro do município, a Prefeitura de Tupã realizará a reunião a fim de criar ambiências melhores no espaço urbano para contribuir positivamente com a mobilidade e acessibilidade dos munícipes, explica a assessora especial de Interlocução de Políticas Públicas de Infraestrutura Urbana e Obras, Flávia Eliana de Melo Colucci.
“Abordar ou repensar esse tema é refletir sobre criar melhores condições de uso do espaço, qualificá-lo, valorizá-lo, garantindo experiências mais agradáveis, visando à construção de soluções sustentáveis que tornem o ambiente urbano mais confortável para o ser humano”, destacou a assessora.
Tupã