Entre as ações desenvolividas pela Prefeitura de Tupã estão projetos de formação de leitores;* Robótica e Inglês
Nesta segunda-feira;* dia 27;* as escolas da rede pública municipal de ensino recomeçam as atividades;* com aproximadamente 3.000 mil alunos nas escolas de Ensino Infantil (EMEIs);* nas escolas de Ensino Fundamental (EMEFs) e nas escolas de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIEFs). A rede trabalha com cerca de 150 professores e também diretores;* vice-diretores;* coordenadores pedagógicos;* além da estrutura da secretaria;* através do secretário Marcos Leite;* que gerencia o trabalho educacional público. E com a volta às aulas;* os projetos e cursos criados e iniciados ano passado pela administração municipal continuam para os alunos.
Segundo o prefeito Manoel Gaspar;* que elegeu a educação uma das prioridades de sua administração;* o reinício das aulas marca também o retorno de iniciativas pioneiras no setor educacional;* com investimento na formação de professores;* na formação de alunos;* com projetos e programas pioneiros como inglês e robótica;* além da inovação junto às creches;* que foi a ampliação do horário de atendimento.
A educação infantil atende um número próximo de 1.100 alunos;* já os alunos do ensino fundamental somam 1900 estudantes. A rede municipal atende na Emef Prof. Odinir Magnani;* Emeief Altino Martines (Universo);* Emef Prof. João Geraldo Iori;* Emeief Gov. Mario Covas;* Emeief Prof. Gino Bolognesi (Parnaso);* Emeief Jardim Nossa Senhora de Fátima;* Casa do Garoto;* Emei Varpa;* Emeief Prof.Sônia Maria Jerônimo e Emei José Maris. Ainda é feito uma parceria com as escolas estaduais EE Helena Pavanelli Porto;* EE Esther Veris Cerpe;* EE Profº Anísio Carneiro;* EE Prof. Sebastião Teixeira Pinto;* EE Maestro Nelson de Castro;* que possuem salas para alunos do ensino fundamental.
ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL
Elaborada pela equipe de nutricionistas da cozinha piloto;* responsável pela merenda escolar em Tupã;* a alimentação dos alunos segue as normas do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Os alimentos preparados cobrem parte das necessidades nutricionais dos estudantes.
O cardápio de refeições é organizado para que os alunos recebam alimentos reguladores;* construtores e energéticos. Oferecendo assim aos estudantes uma alimentação que os agrade;* além de ser saudável e nutritiva.
No ano passado;* foi lançado um projeto experimental que visa incentivar os estudantes a consumirem a merenda escolar e conscientizar sobre o desperdício de alimentos. O projeto foi implantado inicialmente na Escola Mario Covas e a partir dos resultados obtidos;* o plano será desenvolvido em todas as escolas do município já em 2014.
ROBÓTICA
O projeto inovador na região proporciona que os alunos dos terceiros;* quartos e quintos anos do ensino fundamental possam construir mecanismos robotizados simples;* além de incentivar o desenvolvimento de habilidades e a montagem e programação de robôs. O intuito da robótica educacional não é trabalhar somente conteúdos de física;* como também matemática;* computação;* raciocínio lógico;* noção espacial;* entre outros. De forma interdisciplinar;* a ação pode também estimular a criatividade e aumentar o interesse pela pesquisa e por cursos que envolvem a área de exatas.
FORMAÇÃO DO LEITOR
A prefeitura de Tupã criou e implantou no ano de 2013;* nas salas de Educação Infantil (Pré I e Pré II) o Projeto de Literatura e Formação do leitor. O projeto tem como objetivo estimular os livros entre as crianças;* formar leitotes competentes;* desenvolver o lado lúdico da leitura. “São livros com qualidade literária e no ano passado o Governo de Tupã entregou uma biblioteca por escola;* em um total de 3400 livros de literatura brasileira”;* disse o secretário Marcos Leite.
São desenvolvidos também nas escolas do município projetos diversificados onde as crianças tem contato com obras de pintores;* escritores;* músicos e demais pessoas ligadas à cultura nacional.
INGLÊS GRATUITO
Outro programa inédito visa capacitar alunos para o ensino da língua inglesa. A metodologia de ensino tem foco na oralidade e também na coordenação motora. Esse trabalho é feito através de contação de histórias;* jogos e brincadeiras e o material didático é atualizado com recursos áudio visual. Participam das aulas;* crianças das escolas municipais do 1° ao 5° ano letivo;* que tenham idade entre 6 a 10 anos. As aulas acontecem no CEI e em todas as escolas municipais da cidade;* no horário contra turno ao escolar.
A prioridade é o atendimento aos alunos da rede municipal;* mas se ainda houver disponibilidade de vagas elas podem ser preenchidas pelos alunos da rede estadual e também da particular. Para matrículas e rematrículas;* os pais podem procurar a própria escola onde seus filhos já estudam;* ou na Secretaria de Educação;* através do Centro de Educação Integrada (CEI);* na Avenida dos Universitários;* 145 até o dia 31 de Janeiro.
Tupã