Na Semana do Meio Ambiente, 260 mudas nativas foram plantadas em apenas um dia, por meio de mobilizações sociais organizadas pela prefeitura em parceria com empresas e instituições. Na terça-feira (6), a ação foi desenvolvida pelo Clube Recreativo Alto Sumaré e Frigoestrela S/A de Tupã.
Cerca de 60 crianças do sub-11 e sub-13 do projeto Alto Sumaré conversaram com representantes da Polícia Ambiental sobre a necessidade de preservação das áreas verdes no espaço urbano e plantaram 10 mudas. Tupãzinho, coordenador técnico do clube, destacou ser bom ofertar aos jovens momentos de aprendizagem, além da rotina de treinos.
“É sempre um prazer orientar as crianças, porque o meio ambiente é tudo para nós. Acho que a maioria deles nunca plantou uma árvore, e está acontecendo isso hoje. São assuntos que eles não estão acostumados, então é algo muito importante para eles aprenderem a valorizar”. A comissão técnica se comprometeu ainda a incentivar o cuidado com as plantas cultivadas, visto que os jogadores podem passar pelo local para monitorar o crescimento delas.
Em um rápido bate-papo com os atletas mirins, a Polícia Ambiental falou sobre o benefício das árvores para o controle da temperatura, redução do impacto dos ventos, produção de alimento para a fauna, conservação do solo, e também tirou dúvidas das crianças sobre a captura e criação de pássaros silvestres.
“A Polícia Ambiental, já vem desenvolvendo um trabalho de conscientização durante todo o ano. Mas, essa é uma semana fundamental para dialogar com a população a respeito desse zelo com o nosso meio ambiente, que vem sendo muito maltratado com o passar dos anos”, declarou o 2º Sargento PM Santos.
Mais cedo, o reflorestamento de 250 mudas nativas variadas foi realizado por funcionários do Frigoestrela e da Secretaria de Meio Ambiente num terreno na entrada do Conjunto Habitacional Deputado Jamil Dualibi. Conforme o analista ambiental Líder, Pedro Henrique Batista Costa, nove colaboradores participaram da iniciativa. “Temos o trabalho sustentável como base, não só aqui, mas em todas as unidades do Grupo Estrela Alimentos”.
O engenheiro ambiental da Pasta municipal, Guilherme Destro, lembra que a quadra entre a avenida Idenolphi Semeghinie e a rua Antonio Samogin teve seu bosque destruído por um incêndio anos atrás, sendo possível recuperar agora a arborização por ali.
“A gente conta com a compreensão da população local que jogava muito lixo nesse espaço. Com o plantio de mudas, esperamos que o despejo irregular de entulho termine. Mantemos um cronograma mensal de roçada nessa região, e o espaçamento entre as mudas foi planejado a fim de permitir a passagem do trator durante a limpeza”, comentou.
Na tarde de quarta-feira (7), a programação da Semana do Meio Ambiente prevê ação de plantio no campo da CECAP, com a instituição Aitec Sandalus. Na agenda de atividades há também visitas ao Viveiro Municipal para alunos da EMEIEF José Maris, EMEIEF Nossa Senhora de Fátima, e da escola de Varpa.
Quinta-feira (8), feriado de Corpus Christi, a população está convidada a participar de um passeio ciclístico. O Pedal Ecológico sairá às 7h da rotatória da Marechal do Ar, para um plantio de mudas na Represa do 7. Os participantes podem doar um quilo de alimento e concorrer a brindes oferecidos por Sport Mania, Americ Center, Bike Vargas, e Inayan Bikes.
A programação termina segunda-feira, 12 de junho, com excursão ao Viveiro para 471 alunos da EMEIEF Prof. Osmar Genovez e EMEIEF Sonia Maria Jerônimo.
Tupã