A Secretaria de Meio Ambiente finalizou balanço das ações desenvolvidas para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Com atividades ecológicas espalhadas pela cidade, crianças e adultos ajudaram Tupã na ampliação de sua área verde.
2.048 estudantes, do Pré-I ao 2º ano, das escolas da Rede Municipal de Ensino puderam conhecer o Viveiro Municipal de Tupã, receberam orientações e entenderam como é feito o cultivo das plantas, numa parceria com a Polícia Ambiental.
Durante os passeios realizados nos dias 5, 6, 7 e 12 de junho, aproximadamente 40 mudas foram plantadas. “As turminhas menores colocaram de fato a mão na massa. É a aprendizagem concreta, e isso é fundamental. Pois, ao observarem e manusearem a terra, essa experiência ficará para vida deles”, diz Pamela Adami Bonetti, coordenadora pedagógica do ensino fundamental da EMEIEF Thiago Alves da Silva Leandro.
Além dos 101 alunos da Thiago Leandro, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes levou:
1.126 crianças das classes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental foram apresentadas ao tema da sustentabilidade por meio de um ciclo de palestras ministradas pelos engenheiros ambientais Renan Pereira Zambianqui e Luiz Fernando Dall`Acqua Rosa, num bate-papo bastante didático com o tema “Como é gerido o Meio Ambiente no município?”.
Paralelamente às atividades com os pequenos, a Secretaria de Meio Ambiente distribuiu 100 mudas na Avenida Tamoios, e mobilizações de plantio foram organizadas com empresas e entidades do município, como Tupã Atlético Clube (com 15 mudas plantadas), Frigo Estrela (com 150), Projeto Alto Sumaré (com 18) e Aitec Sandalus (com 20).
Na quinta-feira, 8 de junho, houve ainda um passeio ciclístico com destino à represa do 7. O Pedal Ecológico teve a participação de aproximadamente 80 ciclistas, que plantaram 100 árvores no local.
“Se somarmos a quantidade de mudas plantadas nesses cinco dias de evento, temos uma média de 340 plantios. Sem contar as árvores que pessoas ganharam para plantar em casa. Isso é muito bacana e importante para o município na melhoria da arborização, e também para o futuro de nossa cidade, que está cada vez mais ambientalmente correta e responsável”, declara o secretário interino de Meio Ambiente, Marco Pinheiro.
Tupã