Título de eleitor deve estar regularizado para eleger conselheiros tutelares

Desenvolvimento Social e Família - Sexta-feira, 16 de Junho de 2023


Título de eleitor deve estar regularizado para eleger conselheiros tutelares

Cidadãos interessados em exercer seu direito ao voto nas eleições para conselheiro tutelar de Tupã devem estar atentos à regularização de pendências junto à Justiça Eleitoral até o próximo dia 30 de junho. A votação em urna eletrônica, cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral, está prevista para 1º de outubro.

 

O processo de seleção dos conselheiros tutelares desempenha um papel fundamental na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar é composto por cinco representantes eleitos pela comunidade local em votação secreta, e tem mandato de quatro anos.

 

Conforme a coordenadora da Comissão Especial do processo de escolha do Conselho Tutelar, Jaqueline Vieira, apenas eleitores cujo domicílio eleitoral tenha sido fixado há pelo menos 90 dias, e sem débitos eleitorais, poderão exercer seu direito de voto.

 

 “O sufrágio nas eleições para conselheiro tutelar é direto, e o voto facultativo. Mas, a participação ativa nesse processo é de suma importância para fortalecer este órgão de proteção dos direitos da infância e da juventude. Ao votar, você ajudará a escolher aqueles mais capacitados para a função”, declara.

 

A PROVA

 

Das 42 pessoas com inscrições deferidas, apenas aquelas que obtiverem no mínimo 70% de aproveitamento na prova objetiva poderão participar da corrida eleitoral.  

 

A avaliação, com questões de múltipla escolha sobre temas relacionados ao Direito da Criança e do Adolescente, Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes e Língua Portuguesa, será aplicada dia 2 de julho, às 8h, na EMEF Professor Odinir Magnani.

 

No dia 17 de julho, às 8h, os aprovados serão apresentados à comunidade numa sessão aberta na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A partir deste evento, a propaganda eleitoral estará permitida, com uso de santinhos, participação em debates e entrevistas, publicações em redes sociais, entre outras formas de divulgação da candidatura.

 

A presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Maria Regina de Oliveira e Silva Alves, destaca que “essa eleição é de suma importância, convido toda população a votar. Já recebemos todo suporte do Tribunal Regional Eleitoral para realização da votação, que será em local a ser definido. Os cinco mais votados tomarão posse em 10 de janeiro de 2024”. 

Prefeitura da Estância Turística


Tupã