Reforma e ampliação da EMEF “João Geraldo Iori” segue acelerada

Educação - Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2014


Reforma e ampliação da EMEF “João Geraldo Iori” segue acelerada

Obra é a maior já realizada na unidade escolar

Um grande projeto de reforma e ampliação está sendo realizado na EMEF “João Geraldo Iori”;* no Conjunto Habitacional “Antônio Pereira Gaspar”. Dezenas de funcionários da empresa vencedora do processo de licitação;* a Ramez Jardim Engenharia;* estão trabalhando na obra que prevê ambientes mais amplos;* modernos e agradáveis.

O tempo está ajudando. Mesmo assim;* a empresa está realizando uma espécie de rodízio. Quando chove os funcionários da empresa fazem o reboco interno das paredes que são de tijolos a vista. A vice-diretora da EMEF “João Geraldo Iori”;* Rosemeire Dias Pereira;* disse que as paredes internas de todas as classes serão rebocadas. “Todas as paredes das classes serão rebocadas porque elas tem uma fisura onde acumula pó. Muitos alunos e até professores sentem este pó que pode prejudicar nossa saúde”.

A obra que começou no final do ano passado tornará a unidade escolar com mais segurança e livre de alagamentos conta a vice-diretora. “Um dos motivos que nós pedimos para que a obra fosse realizada e que quando chovia bastante a água descia pela entrada dos prédios e alagava o pátio;* os corredores. Ficávamos presos para sair”;* explicou Rosemeire. A empresa instalará caixas de contenção e canalização em diversas partes da escola. A EMEF “João Geraldo Iori” é a unidade escolar que mais comporta alunos. São aproximadamente 500 alunos que estudam do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Atualmente as turmas da manhã e da tarde estão estudando no complexo mais novo da escola;* onde não precisará de reforma e outras turmas no Anfiteatro “Clei Alexandre da Silveira”;* que fica próximo da EMEF João Geraldo Iori. Hoje existe um terreno separando a escola do Anfiteatro. Neste espaço haverá estacionamento para os carros dos profissionais que trabalham na unidade escolar. Também está projetada uma passarela entre a unidade escolar e o anfiteatro.

A Secretaria de Educação informa que está sendo construída uma grande biblioteca com espaço para leituras;* sala de formação para os professores;* ampliação do refeitório;* sala para guardar materiais para as aulas de educação física e também construído um bebedouro próximo a quadra esportiva. A sala de direção que está sendo utilizada pelos diretores e coordenadores serão desocupadas e ampliadas. Também todas as salas de aulas ganharão novo telhado;* piso com granilite;* janela tipo blindex e reboco interno. O prédio já conta com uma ala com telhado novo do tipo metálico trapezoidal que possui revestimento. Este tipo de telhado permite uma acústica melhor e a temperatura do espaço de aula mais ameno e agradável.

Rosemeire também destacou que a obra toda foi concebida para atender as necessidades das pessoas com necessidades especiais;* assim;* serão 10 salas que terão portas adaptadas. Os banheiros e outros espaços pedagógicos também. “Nossa escola necessitava de espaços para a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais;* proporcionarão mais conforto e locomoção para eles”. O palco do pátio foi rebaixado justamente para que os alunos com necessidades especiais possam participar das atividades pedagógicas.

Haverá também estacionamento para motos. Será construída uma sala para recepção dos pais dos alunos e outras pessoas que presta serviços para a escola. Com esta sala de recepção tem como intuito maior proporcionar mais segurança aos alunos da escola. “Haverá um controle maior de quem entra e sai da escola”;* afirma Rosemeire.

Rosemeire também explicou que a escola utiliza o anfiteatro para projetos teatrais e filmes. A construtora deverá entregar todas as salas de aula no mês de abril. Assim que as salas de aula estiverem prontas;* as salas de aula do novo complexo e do anfiteatro serão desocupadas e os alunos retornarão para as salas reformadas. A EMEF João Geraldo Iori ganhará nova fachada;* valorizando mais a escola. Para Rosemeire;* a obra melhorará a realização das atividades pedagógicas. “É um sonho que nós educadores tínhamos. Os alunos sentirão até mais vontade de estudar”;* concluiu.

A reforma e ampliação dos espaços pedagógico da EMEF João Geraldo Iori é a maior realizada desde sai inauguração no primeiro mandato do prefeito Manoel Gaspar. O Investimento é de R$ 1.624.808;*10.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã