Com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade", o Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar), em parceria com a Prefeitura de Tupã, realizará no dia 2 de agosto sua 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e o 3º Fórum do Programa Tupã 2030.
O objetivo é avaliar os determinantes estruturais da fome e de todas as formas de má-nutrição no município, além de propor diretrizes e prioridades para criação e reformulação de políticas públicas relacionadas à erradicação da fome, promoção da distribuição justa de alimentos de qualidade, e a garantia de uma alimentação adequada para todos.
Conforme a coordenadora da comissão organizadora, Gislaine Rodrigues Treviso, o evento seguirá o planejamento determinado pelo Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar), sendo a primeira etapa de uma série de debates, que devem ser levados a nível estadual e federal.
Os encontros devem ter como tema os seguintes eixos:
A população está convidada a participar e a contribuir com sugestões e críticas a respeito do assunto. Pois, o conceito de segurança alimentar corresponde às formas de prevenção e controle da obesidade, o fortalecimento da agricultura familiar e o incentivo à produção orgânica/ agroecológica ou familiar.
Enquanto que o princípio de soberania alimentar corresponde ao modelo de produção e consumo de alimentos, diretamente relacionados à autonomia sobre o que produzir, para quem produzir e em que condições produzir.
A 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e o 3º Fórum do Programa Tupã 2030 serão realizados no auditório do Instituto Federal, na quarta-feira (2/8), das 7h30 às 12h.
Tupã