A prefeitura de Tupã, através da Secretaria de Agricultura iniciou nesta quarta-feira, dia 26, campanha de prevenção da gripe aviária. Sob o tema – Influenza Aviária? Aqui Não! - a iniciativa tem por objetivo alertar a população e especialmente os produtores rurais.
A doença viral é altamente contagiosa e pode afetar outros animais, além de aves domésticas e silvestres. Também podem ser contaminados mamíferos como ratos, gatos, cães, equinos, suínos, bem como, os seres humanos.
O município não tem nenhum registro da doença, mas “é preciso orientar a população, especialmente os produtores da região. A higiene é muito importante. É indicado limitar o acesso de pessoas aos galpões e sempre utilizar calçados e roupas higienizados, além de limpar constantemente os objetos utilizados”, destacou o secretário de Agricultura, Anderson Luiz.
Em caso de aves mortas ou com dificuldades de respiração, espirros ou asas caídas, o produtor pode entrar em contato com a pasta, pelo telefone (14) 3441-1310, ou na Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, com sede em Tupã, através do telefone (14) 3496-7281.
Emergência
A Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo já investigou 74 ocorrências, das quais, 12 foram confirmadas em aves silvestres: Ubatuba 3, Itanhaém 2, Santos 2, Caraguatatuba 1, Guarujá 1, Praia Grande 1, São Sebastião 1 e São Paulo 1.
O governo federal declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em maio deste ano, após os registros dos primeiros focos em aves migratórias.
Tupã