Dentro da programação da Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo, ação aderida em Tupã pelo Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), nesta quarta-feira (30) agentes realizaram orientações em estabelecimentos que comercializam materiais de construção sobre os cuidados com acidentes e aparecimentos de escorpiões.
Segundo informações dos setores, aproximadamente 20 estabelecimentos foram visitados no período da manhã, onde os agentes realizaram também a entrega de material gráfico do Estado com informações de prevenção.
“A ação foi inserida na programação da Semana por conta da demanda que o CCZ já tinha de estabelecimentos que notificaram a aparição de escorpiões em caçambas, sacos de cimentos e outros materiais. Por isso, aproveitamos esta visibilidade maior ao assunto para inserir a população no assunto e reforçar a importância do conhecimento sobre os acidentes com escorpiões e, principalmente, como evitar a aparição desses animais”, contou a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.
Ainda seguindo a agenda da Semana os agentes continuarão realizando visitas para orientar demais estabelecimentos. Nesta quinta-feira (31) instituições religiosas receberão a visita dos agentes e também terão acesso aos materiais gráficos do Estado.
“O combate a este animal peçonhento é de extrema importância, e por isso temos também os trabalhos diários desenvolvidos pelo CCZ. Aproveito para parabenizar todos os agentes que estão envolvidos na realização da ação nesta semana para orientar toda a população”, parabenizou o titular da Secretaria de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.
No material do Estado estão informações como: qual tipo de animal é o escorpião; maiores incidências de ataques do animal; onde procurar atendimento médico em caso de picada; e dicas de como prevenir acidentes com o animal.
Tupã