Saúde - Terça-feira, 24 de Outubro de 2023

Prefeitura inicia ações da Semana da Saúde Bucal

Cronograma de ações abrange escolas e creches municipais e projeto FEPASA

A Prefeitura iniciou nesta segunda-feira (23) ações em alusão à Semana da Saúde Bucal. As ações, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, serão realizadas até sexta-feira (27) em todas as escolas e creches municipais e no projeto FEPASA.

Durante a programação serão realizadas orientações sobre técnicas de escovação e uso de fio dental, distribuição de escovas e pasta dental e teatro infantil sobre a importância da saúde bucal. Todas as ações serão realizadas por dentistas e auxiliares que atuam nas Unidades de Saúde que abrangem a área das unidades escolares e do projeto.

A dentista e coordenadora da Semana de Saúde Bucal, Isabel Forte, explicou que o principal objetivo da Semana é intensificar os trabalhados já realizados durante todo o ano com as unidades escolares.

“A Semana é importante porque evidencia o cuidado com a saúde bucal, tornando o tema específico para ser trabalhado com as crianças. É importante destacar que a boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo. Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. e por isso precisamos cuidar muito bem da saúde dela”, informou.

O secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, contou que Tupã possui um rede de atendimentos odontológicos diários, e que os pais e responsáveis pelas crianças podem buscar por atendimento bucal para toda a família.

“Sabemos que muitos assuntos apresentados nas escolas cativam as crianças e, por isso, buscamos realizar essa semana com diversas atividades lúdicas. Além do trabalho já realizado para cuidar da saúde bucal das crianças, é importante que os pais saibam que o sistema de saúde municipal conta com atendimentos odontológicos e que, em caso de tratamentos bucais, é possível procurar as Unidades de Saúde”, destacou.