Saúde - Segunda-feira, 30 de Outubro de 2023

Prefeitura contrata 12 mil sessões de terapia psicológica para atender a população

A parceria envolve as faculdades Fadap/Fap e a Câmara Municipal, através do vereador Israel Tutu

A Prefeitura de Tupã firmou contrato com as faculdades Fadap/Fap para proporcionar à população 12 mil sessões/ano de terapia psicológica. As sessões deverão ser autorizadas através da rede municipal de saúde, da mesma forma como acontece com as sessões de fisioterapia.

A parceria foi firmada entre o prefeito Caio Aoqui e o diretor da Instituição Dom Bosco de Ensino, Carlos Eduardo Abarca e Messas, atendendo indicação do vereador Israel Velloso da Silva Neto, o “Tutu”, que apontava em março, para colapso do sistema SUS, por conta da pandemia de Covid-19, ocasionando uma demanda reprimida para o setor da educação.

“Entendemos que a educação deve estar preparada para promover o acolhimento, inclusão, socialização, educação e desenvolvimento de crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais, destacando que, umas das principais necessidades é o auxílio no desenvolvimento emocional, cognitivo e intelectual do cidadão especial”, indicou o parlamentar.

O convênio vai exatamente nessa direção, com subsídio cientifico para instituir uma equipe multidisciplinar de saúde para a implantação de convênio de clínica-escola, como conexão entre os futuros profissionais de psicologia da Fadap/Fap e os usuários, a comunidade tupãense.

“Depois da pandemia de coronavírus que causou ansiedade e incertezas, veio o medo de ataques às escolas. Por tudo isso, o pedido do vereador Tutu nos sensibilizou e entendemos como justa a reivindicação para que permitíssemos à população essas sessões de psicologia. Por meio de licitação, contratamos essa prestação de serviço com o Instituto Dom Bosco de Ensino, através do Dr. Carlos Messas”, confirmou o prefeito Caio Aoqui.

O chefe do Executivo tupãense elogiou a perspicácia do vereador Tutu, antenado com as necessidades da população, em especial para pessoas que mais precisam de ações de políticas públicas nas áreas social, saúde e de educação.