Saúde - Quarta-feira, 01 de Novembro de 2023

Centro de Esterilização da UPA traz segurança para pacientes e profissionais

O local recebeu o nome da saudosa dentista Regina Flora de Almeida

A Prefeitura inaugurou nesta segunda-feira (30) o Centro de Esterilização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O local teve salas readequadas para melhorar as instalações de modernos equipamentos. A energia elétrica do prédio também precisou ser reforçada. O investimento custou pouco mais de R$ 350 mil.

O Centro de Esterilização é destinado ao processamento de higienização dos instrumentos cirúrgicos das unidades de saúde de Tupã, que compreende materiais de curativos, retirada de pontos, sutura e de implantação de dispositivo DIU. Agora, haverá mais segurança para pacientes e profissionais, obediência às normas legais estabelecidas pela Anvisa, maior vida útil aos materiais médicos, economia e otimização de recursos.

A unidade recebeu o nome da saudosa dentista Regina Flora de Almeida. Em 1991, iniciou suas atividades como dentista responsável pelo Ambulatório de Atendimentos de pacientes portadores de HIV/AIDS. Ela organizava e priorizava todo o processo de esterilização dos materiais para atendimento dos pacientes, tornando o trabalho uma referência na região.

A profissional também atuou como dentista do Programa Saúde da Família, nos distritos de Varpa, Parnaso e Universo e, no Jardim Marabá. Nascida em 29 de janeiro de 1960, faleceu em 23 de agosto de 2011. “Deixou saudades de seu sorriso fácil e contagiante. Foi uma profissional que sempre atendeu da criança ao idoso, esbanjando alegria e competência, garantiu o pessoal da saúde que trabalhou com ela”, comentou o prefeito Caio Aoqui, que nasceu no mesmo ano em que a dentista iniciou suas atividades em Tupã, em 1991.

Familiares da homenageada prestigiaram a cerimônia de entrega do Centro de Esterilização — irmãos Luiz Alberto, Rosângela e Deborah; sobrinho Heitor e o viúvo Ricardo Luiz dos Santos, bem como, os vereadores Charles dos Passos e Eduardo Akira Edamitsu, o “Shigueru”.

O secretário de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, que também é coordenador do curso de medicina na UniFai, em Adamantina e coordenador do Centro de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Tupã, destacou a importância do investimento.

“Esterilização de materiais é a total eliminação da vida microbiológica destes materiais. Uma tesoura cirúrgica pode ser lavada, e ela estará apenas limpa. Para ser esterilizada é necessário que seja submetida a uma determinada temperatura e pressão para destruir todas as suas bactérias, esporos, vírus e fungos. Por isso afirmamos que esse investimento feito pela prefeitura vai trazer segurança aos pacientes e aos profissionais de saúde”, acrescentou.

EQUIPAMENTOS

Para instalar a Centro de Esterilização, além da readequação e reforma de três salas, foram adquiridos equipamentos de Autoclaves — alta temperatura para esterilização rápida; Incubadora para teste biológico; Bombas Dosadoras e Diluidora de equipamentos sensível; Compressor de ar comprimido; cadeiras tipo caixa e ar condicionado.