Educação - Quarta-feira, 08 de Novembro de 2023

Circuito Sesc traz atrações artísticas gratuitas para a Praça da Bandeira

Programação livre será dia 26 de novembro, domingo, das 15h às 19h

Uma extensa programação nas áreas de música, dança, circo, teatro, cinema, literatura, artes visuais e tecnologia, está chegando a Tupã por meio do Circuito Sesc de Artes. Realizado em parceria com a prefeitura e o sindicato do comércio, o evento gratuito leva cultura a espaços públicos em cidades distantes dos grandes centros urbanos.

As atrações serão apresentadas dia 26 de novembro (domingo), na Praça da Bandeira, das 15h às 19h. O roteiro que passa por Tupã terá biblioteca ambulante, espetáculos que remetem às tradições populares nortistas; apresentações musicais, com influência afro ou do rock nacional e internacional; encenações circenses; e atrações de imersão audiovisual ou interativas. Serão sete experiências socioculturais diversas, com propósito de ampliar o repertório do público.

PERFORMANCE DE DANÇA| CABEÇÃO PELO MUNDO

Sinopse: Filha de pais artistas – Antonio Nóbrega e Rosane Almeida, do Instituto Brincante –, a dançarina e pesquisadora Maria Eugenia Tita apresenta o boneco Cabeção, inspirado em uma tradição paraense e herdeiro das tradições populares brasileiras. Acompanhado por uma banda minúscula que entoa músicas tão animadas quanto delicadas e ao ritmo de passos de frevo, cavalo marinho, caboclinho e capoeira, ele interage com o público e convida todos a se entregarem à dança e ao riso.

Realização: Maria Eugenia Tita (SP)

ESPETÁCULO DE CIRCO| HEROLINO, O FAXINEIRO

Sinopse: Quando chega para seu primeiro dia de trabalho em um novo local – o circo - o faxineiro Herolino se deixa levar pela imaginação. Com vassoura, balde e espanador, inventa números incríveis de equilibrismo, malabarismo e acrobacias, transformando a limpeza em um grande show. Por meio da comédia física, sem o uso de palavras, o espetáculo volta seu olhar para a capacidade criativa do ser humano e mostra que a arte do circo está ao alcance de todas as pessoas.

Realização: Erickson Almeida (SP)

EXIBIÇÃO| CINEMA EM REALIDADE VIRTUAL: AMAZÔNIA VIVA

Direção: Estevão Ciavatta, Brasil, 2022, 10 min.

Sinopse: Usando óculos e fones de ouvido especiais para experiências de realidade virtual, o público é transportado para a região do rio Tapajós e viaja ao coração da floresta no filme “Amazônia viva”. No filme, a líder indígena Raquel Tupinambá, da comunidade Surucuá, conduz a narrativa que ajuda a conscientizar sobre a importância do local e de sua preservação. Em 2023, a obra levou o prêmio de Melhor Filme de Realidade Virtual 360° no Barcelona Planet Film Festival.

MÚSICA/ PERFORMANCE| DJs ALLIBLACK & EMILY SOUZA

Sinopse: Ritmos da cultura negra – como hip hop, jazz, blues, samba, soul, funk e afrobeat – marcam presença na seleção musical das duas artistas, que se revezam nos finais de semana. Nascida no Mato Grosso do Sul, a poeta, rapper, DJ, mestre de cerimônias e produtora cultural Alliblack trabalha com cantores e DJs negros na gravadora Ponte Records. Emily atua como DJ e produtora de eventos do Slam Quilombo de Dandara.

Realização: (MS/SP)

MÚSICA/ SHOW| MODA DE ROCK

Sinopse: Surgido em 2007 para mostrar o potencial do instrumento a seus alunos e reviver a trilha sonora da adolescência, o projeto de transformar canções clássicas do rock em versões instrumentais para viola caipira já rendeu quatro discos aos músicos e professores Ricardo Vignini e Zé Helder. O repertório dos álbuns combina sucessos de bandas nacionais, como Mutantes, Novos Baianos, Ira! e Plebe Rude, e estrangeiras, a exemplo de Beatles, Nirvana, Queen e Led Zeppelin.

Realização: Ricardo Vignini e Zé Helder (SP/MG)

TECNOLOGIAS E ARTES | SONORILÂNDIA EM SINOPETS

Sinopse: Quem é capaz de imaginar que garrafas PET podem dar origem a instrumentos musicais? O artista, educador e musicoterapeuta André Pereira Lindenberg, conhecido como Dedéco, colocou a ideia em prática e mostra como produzir sinopets, sinos feitos com o material. Também ensina jogos com o objeto e realiza uma vivência de composição. Ao final, convida o público a se aventurar como regente da sinfonia sonora produzida em conjunto.

Realização: Oficina do Dedéco (SP)

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS | BIKEOTECA

Sinopse: A bordo da bikeoteca – uma bicicleta transformada em biblioteca ambulante, com estantes, prateleiras e cerca de 300 livros no acervo –, o grupo Histórias da Nana, de Presidente Prudente, estimula a formação de leitores criando espaços sociais de trocas, encontros e da convivência associada ao hábito de ler. Além de explorar livremente os títulos disponíveis, com sugestões para todas as idades, o público pode pedir indicações e participar de mediações individuais e interações literárias.

Realização: Histórias da Nana (SP)