Saúde - Quarta-feira, 27 de Março de 2024

Tupã elimina mais de 160 focos de dengue em mobilização feita aos sábados

Trabalho de combate ao mosquito registrou 7.795 visitas domiciliares

Tupã elimina mais de 160 focos de dengue em mobilização feita aos sábados

Em quatro sábados de março, agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde realizaram visitas para inspeção das casas e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. Foram 7.795 visitas domiciliares e 162 focos do mosquito eliminados. Sendo que em 90 imóveis havia recipientes com larvas ou com água acumulada.

Conforme o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, são as ações de bloqueio que evitam a propagação da doença, mas é fundamental ter a colaboração da população para um combate eficiente.

“Com a união dos trabalhos dos agentes e dos moradores é possível evitar novos casos e conter a epidemia de dengue em Tupã. Por isso, é importante que o munícipe permita a entrada dos agentes e da nebulização, se informando e seguindo as instruções oferecidas”, declara.

Setenta e cinco servidores atuaram na mobilização, entre coordenadores, supervisores e agentes, que percorreram os bairros: Centro, Vila Indústria, Parque Residencial Casari, Vila Tupa Mirim I, Nova Tupã, Parque Ibirapuera, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Vila Marajoara, Jardim Marabá, Vila Abarca, Jardim Santa Adélia, Jardim Jaçanã, Vila Giovanetti, Vila Santa Rita de Cássia, Parque Guanabara, Vila Aviação, Vila Formosa, Cohab José Feliciano e Cohab Antonio Pereira Gaspar.

O prefeito Caio Aoqui ressalta que cerca de 80% dos focos de dengue estão nas casas. “O combate ao mosquito também ocorre por meio de uma limpeza semanal de 10 minutos, em busca de água parada em latas, garrafas, pratinhos de planta e até tampinhas. Verifique ralos externos, higienize bem os bebedouros dos animais e as calhas, e mantenha a caixa d’água fechada. Estendemos as visitas técnicas de rotina para os fins de semana, mas todo o dia é dia de prevenção”, ressalta.

Em abril, o Departamento de Entomologias e Endemias retomará o cronograma de visitas domiciliares aos sábados para finalizar esta ação de controle.