Cultura - Sexta-feira, 03 de Maio de 2024

Famílias de Varpa celebram a “Festa da mesa branca” neste sábado

Celebração relembra a restauração da independência da Letônia na década de 90

Famílias de Varpa celebram a “Festa da mesa branca” neste sábado

Em celebração a restauração da independência da Letônia, conquistada na década de 90 após o colapso da União Soviética, famílias do distrito de Varpa realizarão a “Festa da mesa branca - Baltā Galdauta Svētki neste sábado (04). A festa terá início a partir das 16h, e acontecerá em frente ao Monumento da Liberdade.

A Festa busca simbolizar o elemento unificador de reunião da população e resgatar memórias históricas e sentimentos do povo letão. Segundo a liderança comunitária de Varpa, as pessoas que queiram participar da festa poderão contribuir com um prato de comida e bebidas para dividir durante a celebração.

“Queremos convidar toda a população de Tupã e dos demais distritos para que se juntem a nós de Varpa para essa celebração tão importante para a nossa cultura. Todos são muito bem-vindos para conhecerem um pouco mais sobre essa história da restauração da independência da Letônia, que marcou a história do país e todo o seu povo”, convidou a representante dos grupos étnicos organizados no Conselho Municipal de Políticas Culturais e líder comunitária de Varpa, Elza Tekla.

O secretário municipal de Cultura, Luis Carlos Sanches, destacou que a cultura da Letônia ainda é muito presente a Varpa devido às famílias que carregam as tradições. “Além de ser uma festa muito bonita, esta é uma oportunidade de todos conhecerem sobre mais uma das inúmeras tradições da Letônia, que é um povo com uma cultura rica. Por isso, em nome da Prefeitura e da Secretaria de Cultura, convidamos todos para participarem neste sábado da Festa da mesa branca”, convidou.