Assuntos Jurídicos - Segunda-feira, 30 de Março de 2015

CREAS Tupã participa do 1º Encontro de CREAS na cidade de Garça

Os municípios pertencentes à Diretoria Regional de Assistência Social da região de Marília participaram do 1º Encontro dos Centros de Referências Especializados de Assistência Social (CREAS).

O encontro contou com a participação dos CREAS das cidades de Tupã;* Marília;* Assis;* Paraguaçu Paulista;* Candido Mota;* Tarumã;* Palmital e Garça e teve como objetivo discutir serviços executados pelas unidades com relação à violação de direitos;* tais como: crianças e adolescentes vítimas de abuso de exploração sexual;* crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica (violência física;* psicológica;* sexual e negligência );* crianças e adolescentes em situação de mendicância;* mulheres;* idosos e pessoas com deficiência com seus direitos violados.

Os CREAS visam fortalecer os vínculos familiares e comunitários para a ação protetiva das famílias e prestam serviços especializados e continuados a indivíduos com seus direitos violados;* direcionado o foco das ações para as famílias;* contribuindo para que estas possam enfrentar com autonomias os revezes da vida pessoal e social.

As equipes de CREAS são compostas por assistentes sociais;* psicólogos;* advogados;* coordenadores;* além de profissionais de abordagem os quais atuam com população de rua;* desde que tenham seus direitos violados.

No município de Tupã o serviço de abordagem social está em fase de reestruturação. A Secretaria Municipal de Assistência Social;* Isaura Gaspar ressaltou a importância desses encontros regionais para esclarecimentos à populações dos serviços prestados pelas unidades de CREAS;* bem como para garantia de direitos dos indivíduos e das famílias negligenciadas.

O CREAS em Tupã está instalado à Rua Goitacazes;* 654;* centro;* sendo uma unidade pública e pertencente à Secretaria Municipal de Assistência Social.