Assuntos Jurídicos - Sexta-feira, 14 de Outubro de 2016

Banco Povo já firmou 97 contratos de liberação de crédito

O Banco do Povo de Tupã (BPP) continua registrando uma grande procura desde sua reabertura no mês de abril. Criado em 1988 pelo Governo do Estado de São Paulo;* através da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT);* o Banco do Povo é considerado o maior programa estadual de microcrédito do Brasil;* oferecendo linhas de crédito subsidiadas para empreendedores formais ou informais;* cooperativas ou formas associativas de produção ou trabalho.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico;* Clóvis Saito;* o Banco do Povo já realizou em seus 6 meses de reabertura;* 97 contratos de liberação de crédito e já liberou o valor R$ 740.810;*79 em empréstimos.

O secretário explicou também que o BPP foi criado com o objetivo de promover a geração de emprego e renda;* por meio da concessão de microcrédito para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos;* na qual a unidade atende diariamente cerca de 10 micro empreendedores interessados nas linhas de crédito oferecidas pelo programa.

“Além disso;* o Banco do Povo também realiza empréstimos para os profissionais liberais como advogados;* dentistas;* nutricionista;* personal;* representantes comerciais;* autônomos;* entre outros;* explicou o secretário.

Clóvis Saito ressaltou que um dos benefícios do Banco do Povo são as pequenas taxas de juros aplicadas sobre os empréstimos;* que é de apenas 0;*35% ao mês (seguramente a menor do mercado) e as facilidades de pagamento.

“No caso de pessoa jurídica o prazo de pagamento é de até 24 meses para capital de giro ou até 36 meses para investimento fixo. No caso de pessoa física o financiamento pode ser quitado em até 12 meses se o crédito for utilizado como capital de giro ou até 24 meses;* se for para investimento fixo”;* explicou.

O secretário afirmou ainda que as linhas de crédito variam para Pessoa Física e Pessoa Jurídica. Para o primeiro empréstimo;* o Banco do Povo oferece o financiamento para a Pessoa Física nos valores entre R$ 200 a R$ 3 mil;* no segundo empréstimo;* até R$ 4 mil e no terceiro empréstimo até R$ 5 mil.

“Já o primeiro empréstimo para Pessoa Jurídica (incluindo MEI) varia R$ 200 a R$ 7.500;* o segundo crédito pode chegar a R$ 10 mil;* o terceiro a R$ 15 mil e o quarto empréstimo pode chegar a R$ 20 mil. O programa também atende associações e cooperativas produtivas ou de trabalho que podem financiar até R$ 25 mil no primeiro crédito”;* completou.

De acordo com o secretário;* para obter o financiamento;* o empreendedor deverá desenvolver atividade produtiva (formal ou informal) nos municípios contemplados pelo programa.

Exigências

Clóvis Saito explicou também que o interessado precisa ser maior de 18 anos e não pode ter restrições cadastrais no SCPC;* SERASA e CADIN Estadual. Já os menores de 16 anos também podem ser beneficiados desde que sejam emancipados legalmente.

“Além disso;* os analfabetos ou portadores de deficiência física (que impeça a leitura do contrato ou o comparecimento no ato da assinatura) podem obter financiamento somente através de procuração pública;* outorgando poderes a terceiros para representá-lo no ato da assinatura do contrato e que deverá ser lavrada em cartório local. Já a pessoa com deficiência mental é considerada incapaz;* não podendo assumir compromissos”;* explicou.

O secretário informou que para realizar o empréstimo;* o interessado deve ter um avalista (pessoa física);* com residência fixa no Estado de São Paulo; sem restrições cadastrais. O avalista pode ser cônjuge ou parente de primeiro grau desde que não seja sócio ou funcionário do negócio.

“Vale destacar ainda que os recursos financiados não são liberados diretamente ao empreendedor. Os pedidos de crédito encaminhados ao Banco do Povo são analisados pelo agente de crédito e após a aprovação da proposta e entrega da documentação necessária o programa providencia o pagamento o fornecedor”;* finalizou.

O Banco do Povo está localizado na Avenida Tapuias;* 907;* na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e atende de segunda à sexta-feira;* das 7 às 13 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3441-4273.