.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Assuntos Jurídicos - Quarta-feira, 08 de Maio de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Secretaria celebra três datas comemorativas na primeira semana de maio

Secretaria celebra três datas comemorativas na primeira semana de maio


Secretaria celebra três datas comemorativas na primeira semana de maio

A Secretaria Municipal de Cultura destaca e parabeniza três datas comemorativas relacionadas à cultura nesta primeira semana de maio. Dentre elas estão: Dia da Literatura Brasileira (1);* Dia do Sertanejo (3);* e Dia do Artista Plástico (8).

O secretário municipal de Cultura;* Renato Gonzalez;* parabenizou os artistas e os amantes das artes homenageadas nesta semana pelas suas datas comemorativas. Aproveitou e convidou a população para conhecer os projetos culturais da secretaria e a Biblioteca Municipal.

“Parabenizo os artistas e amantes das respectivas artes homenageadas nas datas comemorativas desta semana. Convido a população para conhecer os projetos;* equipamentos e prédios culturais da secretaria;* bem como prestigiar as realizações culturais da prefeitura”;* convidou.

Dia da Literatura Brasileira (01/05)

A data foi escolhida por ser o aniversário de José de Alencar (nascido em 1º de maio de 1829);* escritor cearense conhecido por ser o primeiro escritor brasileiro a retratar o seu país exatamente como ele era;* ou seja;* com os personagens típicos do Brasil;* como o índio e a vida no sertão nordestino. Além de escritor;* Alencar também atuava como advogado;* jornalista;* deputado e ministro da justiça.

Dia do Sertanejo (03/05)

O Dia do Sertanejo homenageia toda a tradição e;* principalmente;* a música de origem sertaneja; e começou a ser comemorada a partir da década de 60;* por iniciativa da Rádio Aparecida;* para homenagear os vários violeiros do sertão que frequentam as missas na cidade de Aparecida do Norte;* em São Paulo. O povo sertanejo surgiu no sertão nordestino brasileiro e se espalharam por todo o Brasil.

A musicalidade sertaneja é uma das características mais marcantes desta cultura. Por norma;* este ritmo exalta a vida do homem no campo e nas cidades interioranas do país.

Assim;* foi criado o “Show Sertanejo” no dia 3 de maio de 1964;* quando o “Marechal da Música Sertaneja”;* Geraldo Meireles;* propôs que todos os sertanejos passassem a se encontrar anualmente em aparecida nesta data;* para celebrar a música sertaneja.

Dia do Artista Plástico (08/05)

A data surgiu em 1950 para homenagear o pintor brasileiro José Ferraz de Almeida Junior;* considerado um ícone entre os nomes mais importantes das artes plásticas no século XIX;* no Brasil.

José Ferraz de Almeida nasceu no dia 8 de maio de 1851;* na cidade de Itu;* interior de São Paulo; e foi morto assassinado em 13 de novembro de 1899.

Serviço

Mais informações sobre datas comemorativas;* Biblioteca Municipal;* demais equipamentos e projetos culturais da Prefeitura de Tupã;* estão disponíveis na página oficial da Secretaria no facebook: “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã” e “Biblioteca Pública Municipal Prof. Tobias Rodrigues”;* pelas hashtags #culturatupa2019;* #bibliotecamunicipaltupa;* e no Instagram @secretariadeculturatupa.

452 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.