Saúde - Segunda-feira, 06 de Dezembro de 2021

CCZ inicia vacinação antirrábica nos distritos a partir desta terça-feira

Vacinação de gatos e cachorros será realizada nos distritos após agendamento prévio

CCZ inicia vacinação antirrábica nos distritos a partir desta terça-feira

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Tupã, informa que a vacinação antirrábica de cães e gatos, já realizada no município, se estenderá para os distritos, começando os trabalhos em Parnaso nesta terça-feira (7), das 8h às 12h.

Segundo o calendário estabelecido pelo CCZ, após a visita em Parnaso, na quarta-feira (8) as equipes estarão em Universo, das 8h às 12h, e na quinta-feira (9) em frente a Unidade de Saúde de Varpa, no mesmo período.

De acordo com informações do Centro, a aplicação dos imunizantes contra a raiva funcionará nos distritos no mesmo esquema do município de Tupã, onde os tutores dos animais deverão ligar na Secretaria de Saúde (3404-2202), das 8h às 11h ou das 13h30 às 16h, para agendar a vacinação dos animais.

“A diferença dos distritos para o município é que as equipes do Centro de Controle de Zoonoses visitarão os locais apenas uma vez ao mês, facilitando assim para os moradores que antes se deslocavam dos distritos até Tupã”, explicou o chefe de setor de CCZ, Robison Luis.

A diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, ainda acrescentou que os agendamentos nos distritos já podem ser realizados e, caso não haja mais vagas para visitas deste mês, o CCZ agendará a aplicação das vacinas no próximo mês.

“Mesmo sem a Campanha que antes era realizada todos os anos, a aplicação da vacina contra a raiva em cães e gatos continuará sendo realizada e todos podem agendar. Com o agendamento conseguimos organizar melhor a ida dos animais até o CCZ em Tupã ou até os distritos”, contou.

O secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ainda ressaltou que, caso haja desistência, que o tutor do animal informe ao CCZ com antecedência. “Assim, as equipes do Centro podem adiantar a vacinação de outro animal, e poderá agendar para um outro momento a vacinação do animal em que o tutor não pôde comparecer”, explicou.

O prefeito Caio Aoqui convidou toda a população dos distritos Parnaso, Universo e Varpa, para que não percam essa oportunidade e se organizem para imunizarem seus animais.

“É importante lembrar que a vacinação será em cães e gatos com mais de 3 meses de vida. Antes disso não é recomendada a aplicação dos imunizantes. Por isso, convoco todos para que façam o agendamento e protejam seus animais”, convidou.