.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Saúde - Quarta-feira, 26 de Outubro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Dentistas da Atenção Básica realizam ações educativas na Semana da Saúde Bucal

Trabalho incentiva autocuidado e promove a higiene bucal desde a infância


Dentistas da Atenção Básica realizam ações educativas na Semana da Saúde Bucal

Para incentivar os cuidados com a saúde oral desde a infância, a Secretaria de Saúde intensifica nas escolas do município as ações de conscientização e avaliação bucal das crianças na Semana da Saúde Bucal. Dentistas e auxiliares de consultório dentário da Atenção Básica desenvolvem trabalhos educativos a fim de prevenir doenças e identificar alunos que precisam de algum tratamento. 

 

A iniciativa que celebra o Dia do Dentista, comemorado em 25 de outubro, é encabeçada pelos profissionais que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF) e coordenada pela equipe do Centro Odontológico Municipal. Conforme a coordenadora da Divisão Odontológica, Isabel Forte, o objetivo é promover o autocuidado.

 

“Precisamos motivar essa criança a fazer o autocuidado, e a levar o hábito da escovação dos dentes e da língua, e uso do fio dental junto às famílias. Porque a parceria com a escola e os pais é fundamental nessa fase, pois elas ainda necessitam de uma supervisão na hora de fazer a higiene bucal, evitando futuros transtornos”, comenta.

 

Os profissionais engajados na Semana da Saúde Bucal puderam definir quais atividades seriam desenvolvidas com as turmas. Os estudantes poderão passar por avaliações bucais, receber escovas de presente, participar de escovações supervisionadas, assistir a teatros e vídeos lúdicos, e competir em gincanas temáticas, por exemplo. 

 

O secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, destaca que apresentar os cuidados com a higiene bucal no ambiente escolar também facilita a adesão e a mudança de hábitos entre as crianças. “Muitos meninos e meninas passam boa parte do dia na escola, fazem suas refeições lá, e aprendem coisas novas com os colegas e professores o tempo inteiro. Por isso, podemos mostrar como escovar os dentes corretamente e a importância desse autocuidado com a certeza de que muitos deles vão levar isso pra vida toda”. 

 

O médico e secretário também ressalta que, com retorno da rotina presencial das aulas, será possível identificar mais casos de crianças com cáries ou outras complicações geradas pela má escovação. Sendo essencial encaminhá-las para consultórios odontológicos municipais e intensificar as estratégias de prevenção. 

 

Todas as USF e UBS com consultório odontológico estão abertas para consultas curativas, urgências e emergências e para orientação educativa. O Centro de Especialidade Odontológica atende na rua Tupinambaranas, 1050, os procedimentos encaminhamentos pelo SUS.

809 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.