Saúde - Quinta-feira, 10 de Novembro de 2022

Tupã atinge 95% de cobertura vacinal contra a Poliomielite

Porcentagem atingida é indicada aos municípios pelo governo do estado

Tupã atinge 95% de cobertura vacinal contra a Poliomielite

Após intensa campanha de conscientização contra a Poliomielite, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, informa que Tupã atingiu a meta estabelecida pelo governo do estado para cobertura vacinal. Com a aplicação de 2.650 doses, o município tem 95,56% das crianças de 1 a menores de 5 anos protegidas da doença.

Segundo dados do setor de Vigilância Epidemiológica, foram imunizadas 99,69% das crianças com 1 ano completo; 85,69% das crianças com 2 anos; 97,62% com 3 anos; e 99,58% das crianças com 4 anos.

Para ampliar a vacinação no município a Secretaria criou inúmeras ações com a ajuda do Rotary Vanuíre, das Unidades de Saúde, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Comunicação com a criação de conteúdos para a divulgação da campanha.

“Foram meses de trabalho diário para alcançarmos cada criança de Tupã apta a receber a dose imunizante contra a pólio. Quero agradecer em nome de todos os funcionários da Saúde o empenho de cada pessoa que abraçou essa campanha para que conseguíssemos mudar o cenário epidemiológico da nossa cidade”, agradeceu a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

Junto ao trabalho diário de vacinação nas Unidades e horários estendidos aos finais de semana, a Pasta ainda informou que as equipes realizaram visitas casa a casa na busca por crianças que ainda não tinham recebido o imunizante.

“Esta foi uma estratégia adotada pelas equipes da Saúde que fez toda a diferença para atingirmos esse percentual ideal. Aproveito para agradecer aos pais e responsáveis pelas crianças por receberem as nossas equipes em suas residências e nos ajudar a garantir a saúde dos pequenos”, ressaltou Joselaine.

O secretário da Pasta, dr. Miguel Ângelo de Marchi ainda acrescentou que atingir a cobertura vacinal de 95% das crianças do município se tornou uma grande conquista nos últimos tempos.

“Por conta de eventos recentes, infelizmente uma parcela da população perdeu a confiança no Programa Nacional de Imunização que temos em nosso país. Assim, tivemos um novo desafio que foi conscientizar todos sobre os perigos da não vacinação, principalmente da pólio, que até voltou a ser um assunto preocupante em alguns países”, contou.

Miguel ainda acrescentou que os pais e responsáveis que ainda não levaram suas crianças para serem imunizadas contra a doença, ou que ainda possuam dúvidas sobre as vacinas, podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de suas residências.

“Pedimos para que as pessoas procurem uma USF ou UBS a qualquer dúvida, pois são inúmeras vacinas que precisam constar na nossa carteira de imunização, e lá as equipes poderão indicar qualquer falta de algum imunizante e rapidamente resolver a situação”, explicou.