Saúde - Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2022

Parceria da Saúde com Coletivo Tibira reforça conscientização sobre ISTs

Ambulatório oferecerá testes em horário noturno em 1º/12, e das 8h às 12h no sábado (3)

Parceria da Saúde com Coletivo Tibira reforça conscientização sobre ISTs

A fim de engajar pessoas a participarem das ações e serviços realizados para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o Coletivo Tibira de Tupã aderiu à campanha Fique Sabendo, realizada no município pelo Ambulatório de Moléstias Infecciosas. O grupo promove a visibilidade da comunidade LGBTQPIA+, e a parceria aproxima a Secretaria de Saúde da população.

Para o presidente do Coletivo Tibira de Tupã, Wesley Vasques, o papel do movimento social é incentivar a testagem regular para HIV ou Sífilis por exemplo, e a superação do estigma de que o resultado positivo altera a qualidade de vida. “Com o diagnóstico precoce, a pessoa consegue ter uma melhor qualidade de vida, fazendo o tratamento da melhor forma, da forma mais correta e consequentemente também, auxiliando a diminuir os índices de transmissão”, declarou.

Segundo levantamento do Ambulatório de Moléstias Infecciosas, em 2022 foram confirmados 30 novos casos de HIV nos 17 municípios atendidos pela unidade. Com 11 casos (36%) em Tupã, e 19 na microrregião.

Dos 30 pacientes, 76% são homens; sendo que 65% deste grupo declarara fazer sexo com outros homens. No entanto, Vasques destaca a importância de toda população participar da campanha, pois somados os resultados da população feminina aos dos homens que não fazem sexo com homens, há 45% de positividade fora do grupo visto como mais vulnerável.

A transmissão do HIV acontece por relação sexual, pelo contato com sangue contaminado ou pelo leite materno da mãe soropositiva/ HIV. É recomendado a qualquer indivíduo sexualmente ativo realizar o teste anualmente, e especialmente em caso de exposição sexual sem uso de preservativo, após fazer tatuagem, e até mesmo diante de consultas regulares ao dentista.

“É importante ressaltar que são doenças assintomáticas e que muitas vezes os sintomas podem demorar muito tempo para aparecer. E quando surgem, o estágio está muito avançado, impossibilitando proporcionar uma boa qualidade de vida a essa pessoa”, informa a coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, Anaille Michelotti.

Este ano, na região acompanhada pelo Ambulatório, foram registrados 12 óbitos por HIV. Os dois casos pertencentes à Tupã tinham como característica o diagnóstico tardio e a não adesão ao tratamento.

O secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, lembra que o Ambulatório de Mosléstias, na UBS Vila Formosa e no Centro de Saúde dr. Walter Pimentel disponibilizam o teste rápido, com resultado em até 30 minutos.

Além disso, o SUS fornece os testes tradicionais nas unidades de saúde, assim como assegura assistência gratuita para os pacientes confirmados, acesso aos demais métodos preventivos para a população em geral, ofertando inclusive a PrEP (profilaxia de pré-exposição) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP) conforme critérios de maior exposição.

“Neste mês há a intensificação do trabalho de excelência e referência realizado no sistema público de Saúde de Tupã. Se você não realiza o teste de HIV e Sífilis na sua rotina de cuidados, procure a UBS ou USF mais próxima da sua casa, ou agende com as equipes do Ambulatório, tendo a certeza do sigilo e um atendimento humanizado”, lembrou o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.

No Dia Mundial de Combate à AIDS, 1º de dezembro, o funcionamento do Ambulatório (Rua Nhambiquaras, nº 432) será com horário estendido das 17h às 21h. No sábado (3), haverá expediente especial das 8h às 12h, com apoio do Coletivo Tibira de Tupã (@coletivotibiratupa).